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    Smashbox, marca de make criada por top fotógrafo americano, chega ao Brasil
    Smashbox, marca de make criada por top fotógrafo americano, chega ao Brasil
    POR Camila Yahn

    Produtos da Smashbox na apresentação da marca para a imprensa, em São Paulo ©FFW

    Chegou ao Brasil com exclusividade na Sephora a marca de cosméticos Smashbox, fundada pelo fotógrafo Davis Factor, bisneto de Max Factor, criador da tradicional grife de maquiagem de mesmo nome. A Smashbox foi fundada na Califórnia em 1996, seis anos depois de Davis e o seu irmão Dean fundarem o estúdio de fotografia homônimo que abrigou também várias semanas de moda em Los Angeles. Em 2010, a empresa foi comprada pela Estée Lauder Companies; David continua como diretor criativo mundial.

    A Smashbox tem como foco a criação de uma pele sem imperfeições – há 15 versões diferentes só de primers! -, e o principal diferencial dos seus produtos é a leveza e a durabilidade. “Com a luz do estúdio, a pele esquenta e a maquiagem tende a escorrer. Eu queria uma coisa que durasse”, explica ao FFW.

    A linha de primers da Smashbox conta com 15 produtos diferentes ©FFW

    Em São Paulo pela primeira vez, Davis apresentou sua marca à imprensa e contou um pouco da sua história e dos seus objetivos. Confira abaixo o bate-papo:

    Antes de fundar a sua marca própria, você já era familiar com maquiagem por causa da Max Factor?

    Muito familiar. Além da Max Factor, como fotógrafo, sempre uso maquiagem no estúdio. E trabalho muito perto com os maquiadores, que são todos muito profissionais — e alguns inclusive têm marcas próprias.

    O que você trouxe da herança da Max Factor para a sua marca?

    Inovação. O meu bisavô era um inovador e toda a minha família trabalha na marca. Eu estava inventando coisas novas. E isso era o que eu queria. Eu amo cor mais do que tudo, mas estava preocupado em criar produtos que tornassem tudo mais bonito.

    Davis Factor em São Paulo ©FFW

    Você teve a parceria de algum beauty artist no desenvolvimento dos produtos?

    Pedi ajuda ao Paul Starr, um artista maravilhoso que faleceu em 2008. Ele fazia a pesquisa e eu vinha com as ideias novas. Eu tinha as minhas necessidades, tipo um pó que não brilhasse com as luzes do estúdio, um primer que fizesse a maquiagem durar mais, enfim, tudo isso. Ele trabalhou muito conosco criando os produtos, desenvolvendo-os e testando tudo.

    Como surgiu a necessidade de criar uma nova marca?

    Olhando para a evolução das fotos, na nova era do digital em que as coisas são muito mais claras e você consegue ver mais detalhes, e a maquiagem aparecia muito. Eu precisava de uma coisa que não aparecesse na foto. Uma sombra que não fosse borrar depois de aplicada, um pó e uma base que não se notasse nas fotos. Com a luz de estúdio, a pele esquenta e a maquiagem tende a escorrer. Eu queria uma coisa que durasse.

    A atriz Angelina Jolie clicada por Davis Factor nos estúdios Smashbox, em Los Angeles ©Divulgação

    Mas não tinha nenhuma outra marca com essas características?

    Muitos dos produtos existentes secavam, os lábios e os olhos principalmente. Isso para mim não servia porque eu tinha sessões fotográficas longas e as meninas tinham que dar retoques na maquiagem constantemente, o que interrompia o meu trabalho. A Smashbox veio para acabar com isso. Mas cheguei à conclusão de que esse tipo de produto seria bom para a consumidora também, porque eles duram bastante, ao mesmo tempo em que são super leves. As mulheres têm que se sentir bem com a maquiagem e não sentir peso no rosto. Eu fiz uma pesquisa muito grande nas outras marcas, procurando o que elas tinham de ruim, como por exemplo, os batons que secavam muito os lábios, e tentei que isso não acontecesse na minha marca.

    Qual o grande diferencial dos produtos da Smashbox?

    A durabilidade e a leveza. As bases e os primers são fantásticos, e o delineador também, porque duram muito na pele. E se você colocar o primer antes da maquiagem dura ainda mais. Começamos a fazer os produtos cada vez mais leves, e a tecnologia foi ajudando também. Então sempre estamos procurando tecnologia que sirva para esse nosso objetivo, porque ela está evoluindo muito nesse sentido.

    Temos produtos que muitas mulheres não entendem ou não sabem como usar, mas esperamos que agora na Sephora elas tenham a oportunidade de conhecê-los e de saber como funcionam e o que eles podem fazer. No nosso site, temos vários vídeos que explicam e são muitos fáceis de seguir. Queremos educar as mulheres também a não terem medo da nossa herança de estúdio. Não queremos que as pessoas se assustem com o nosso passado profissional, queremos que elas saibam que é simples.

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