Se, por um lado, os desfiles da #NYFW Verão 2011 não animaram a crítica especializada, as belezas deram um chega pra lá na monotonia. Seja um volume no cabelo, um coque bagunçadinho, uma cor ou um brilho (ou os dois!) nos olhos, bocas vibrantes, cabelos em chamas: a palavra-chave para decifrar a beleza da Semana de Moda de Nova York é “emoção”.
As repórteres Ana Pinho e Stephanie Noelle (@hello_sunshine) elegeram o top 10 da beleza na #NYFW.
Confira!
#10º lugar –> MULBERRY
Todo um mood Florence and the Machine na passarela da Mulberry, com um exército de modelos ruivas com corte de cabelo parecidíssimo com o da cantora Florence Welch. Apesar da semelhança, o cabelereiro responsável, Sam McKnight, contou que a inspiração veio de uma modelo na prova de roupa, que tinha um cabelo tão incrível que combinava tão bem com as roupas, que fez o mesmo com todas as outras.
#9º lugar –>THAKOON
Uma coisa praia com atmosfera sci-fi resume a beleza desse desfile. Diane Kendal contou que, assim como as roupas eram estruturadas e os tecidos macios, a maquiagem seguia o mesmo caminho. Para obter esse efeito, sobrancelhas marcadas e muito iluminador em pontos estratégicos do rosto. O cabelo com textura (daquele jeito amassado-surfista) foi explicado por Dedir Malige: “Thakoon gosta que suas garotas pareçam fadas”.
#8º lugar –>ALEXANDER WANG
Menina com jeitinho de menino mesclado com uma pincelada de anos 1980. Assim foi a beleza de Alexander Wang, que só teve sobrancelhas descoloridas e hidratante na pele feitos por Diane Kendal. O cabelo, da autoria de Guido Palau, tinha inspiração no hip-hop oitentista, e a tintura remetia às pinturas de Basquiat. Um visual forte e autêntico.
#7º lugar –>DEREK LAM
A beleza de Derek Lam trouxe a garota beijada pelo sol da Califórnia, com um toque da cena artística da década de 1960. O sol se vê facilmente na pele, naturalmente bronzeada de algumas modelos, perfeitamente forjada em outras por Tom Pecheux. Já a arte segue a linha colorida rente aos cílios superiores, vibrante e fresca. O cabelo, criado por Orlando Pita, foi definido em três palavras “suave, despojado e super Califórnia”.
#6º lugar –>DONNA KARAN
A maquiagem de Charlotte Tilbury para o desfile de Donna Karan de longe parecia ouro. Com iluminador, pó brilhante e muito dourado, tudo tinha uma atmosfera um tanto etérea. Já o cabelo, criado por Eugene Souleiman, era um coque bem feminino com twist –> #ryqueza!
#5º lugar –>DIANE VON FURSTENBERG
“Foco nos lábios”, gritou a beleza de James Kaliardos para Diane Von Furstenberg, que teve como inspiração o retrato da estilista pintado por Andy Warhol,nos tempos do Studio 54. O restante do make era bastante suave, assim como o cabelo, um chignon desarrumadinho feito por Orlando Pita com alguns fios caindo pelo rosto. Tudo pensado para não brigar com os looks da passarela, cheios de detalhes e estampas.
#4º lugar –>RICHARD CHAI
O olho delineado em preto com algo a mais. Simples de fazer e com efeito que se vê de longe, criação de Gucci Westman. O estilista pediu que o foco do make fosse no cantinho de onde brotam as lágrimas. Feito por Kevin Ryan, o cabelo, femme fatale de um jeito diferente, tinha bastante gel no topo e curvas no comprimento.
#3º lugar –>MARC JACOBS
A beleza de Marc Jacobs, criada por François Nars, misturava a it-girl dos anos 1970 com os aristocratas. Nada poderia resultar disso que não quatro cabelos texturizados incríveis (criados por Guido Palau com fortes referências à Grace Coddington, diretora criativa da “Vogue US”) e uma maquiagem poderosa. O olho dramático, uma mistura de sombra esmeralda e gloss, não era combinado com uma boca nada. Muito pelo contrário, a boca vermelha intensa foi de encontro as regras da maquiagem convencional.
#2º lugar –>JASON WU
A beleza marcante de Jason Wu, feita por Diane Kendal, foi inspirada na artista plástica brasileira Beatriz Milhazes, que usou três cores fortes no olho, verde, turquesa e roxo, que finalizam em um gatinho atual. O cabelo, criado por Odile Gilbert, era preso sem um fio fora do lugar e finalizado em tranças com pedaços de tecido.
#1º lugar –>RODARTE
A beleza da Rodarte trazia uma aura de inocência e uma coisa meio ninfa. Criado por Odile Gilbert, O cabelo, facílimo de fazer em casa, traz a presilha de volta aos nécessaires das garotas, deixando de lado o sex appeal e fazendo florescer uma inocência perversa (lembra de “Virgens Suicidas”?). A maquiagem de James Kaliardos, com forte inspiração 1970s, reluzia. Boca dourada, conseguida com aplicação de pigmento sobre o batom, bochechas brilhantes, pintados com sombras, e o toque de Midas: cílios postiços pintados de ouro (a cor, não o metal _que fique claro!).
#Extra: O curioso caso de MARC BY MARC JACOBS e BRITISH COLONY
Os fashionistas brasileiros provavelmente tiveram um dèjá vu quando viram o desfile de Marc by Marc Jacobs: a beleza não é tremendamente similar à do desfile da British Colony, no Fashion Rio Verão 2011? O make de Marc by Marc (à esquerda) é obra de Dick Page e o da British Colony é de Daniel Hernandez. Ah, esse inconsciente coletivo fashion…