FFW
newsletter
RECEBA NOSSO CONTEÚDO DIRETO NO SEU EMAIL

    Não, obrigado
    Aceitando você concorda com os termos de uso e nossa política de privacidade
    WGSN exclusivo: soshokukei dandshi, os machos herbívoros do Japão
    WGSN exclusivo: soshokukei dandshi, os machos herbívoros do Japão
    POR Redação

    Quando a palavra “metrossexual” finalmente foi aceita no Brasil, os japoneses já estavam criando um novo fenômeno da beleza masculina: o “soshokukei dandshi”. Em japonês, a frase significa “machos herbívoros”, e tem a ver com uma nova geração de homens entre 20 e 30 anos que têm grande interesse em moda e aparência pessoal.

    Com a crise global iniciada em 2008, os homens soshokukei dandshi se tornaram menos agressivos e competitivos, já que precisam lidar com problemas financeiros e oportunidades de emprego. Eles rejeitam a masculinidade tradicional quando se fala tanto de romance e de trabalho quanto de consumo.

    A gigante dos cosméticos Shiseido, que lançou sua linha masculina no Japão em 2004, conduziu uma pesquisa no país em 2008 e concluiu que 70% dos homens nipônicos acreditam que a aparência importa, e 15% gastam em média ¥2 000 (cerca de R$ 40) por mês em cosméticos.

    ul.osO cantor Keisuke Kuwata na campanha da UL•OS, que tem como alvo homens entre 40 e 50 anos ©Reprodução

    O fenômeno tem um fundo sociológico mais amplo: com mais mulheres entrando no mercado de trabalho, os homens estão utilizando cosméticos para impressionar as chefes, colegas e clientes. As mulheres não escondem que querem que os homens pareçam limpos e arrumadinhos, com cabelos, unhas e pele tão bons quanto seus uniformes de trabalho.

    Como o nicho no mercado cresceu e apareceu, empresários de moda e beleza aproveitaram o espaço. Chegaram revistas voltadas aos soshokukei dandshi, como a “Men’s Club”, e lojas de departamento, como a Isetan, agora oferecem centenas de itens para a aparência masculina.

    texto-wgsn-revistas-japaoCapas da “Men’s Club” e “Men’s Fudge”: nova masculinidade ©Reprodução

    Quando se fala de moda e beleza, os homens japoneses tem mentes muito mais abertas que os brasileiros, que ainda resistem em assumir que fizeram as unhas, por exemplo. Será que o conceito de homens herbívoros um dia chegará ao Brasil?

    Não deixe de ver
    Cabelos: Truss e Ricardo dos Anjos apostam em mix de décadas na SPFW
    Jisoo e Paul Mescal na nova campanha da Cartier, a coleção da Supreme com a Maison Margiela e muito mais
    Zendaya aparece loira na press tour de seu novo filme
    Brasil na final de concurso de moda da Shein, Riachuelo como a marca oficial do Lollapalooza 24, a primeira linha de maquiagem da Celine e muito mais
    Willow Smith é a nova embaixadora da Dior Makeup
    Oscar 2024: os penteados mais vistos no red carpet
    Barry Keoghan na nova campanha da Burberry, o lançamento do perfume de Kylie Jenner, a linha capilar da Zara e muito mais
    Rihanna e A$AP Rocky estrelam short film juntos
    Dua Lipa é a nova embaixadora global da YSL Beauty
    A chegada da marca de cosméticos de Beyoncé ao Brasil, a collab da Jacquemus com a Nike, a nova coleção da New Saint e muito mais