FFW
newsletter
RECEBA NOSSO CONTEÚDO DIRETO NO SEU EMAIL

    Não, obrigado
    Aceitando você concorda com os termos de uso e nossa política de privacidade
    Cópia ou homenagem? New Balance processa Karl Lagerfeld por tênis “igual”
    Cópia ou homenagem? New Balance processa Karl Lagerfeld por tênis “igual”
    POR Augusto Mariotti

     Os dois modelos da discórdia: New Balance x Karl Lagerfeld ©Reprodução 

    A gigante de tênis New Balance está processando Karl Lagerfeld por entender que ele chegou muito perto de um dos designs mais clássicos da marca.

    Uma porta-voz da New Balance confirmou que a ação judicial foi preenchida contra Lagerfeld “para proteger os direitos de propriedade relacionados ao lifestyle icônico do nosso design. Apesar de nós não podermos comentar sobre o caso, acreditamos que isso é vital para defender nossa marca de maneira vigorosa”. Lagerfeld não respondeu aos pedidos de comentário sobre o caso, enviados pelo “WWD”.

    Os modelos têm sim suas similaridades. São preto e branco, de couro e camurça e, no lugar do N em letra maiúscula, Lagerfeld colocou um K. Segundo a New Balance, isso pode gerar confusão entre os consumidores. Sem contar que esse modelo da New Balance é o mais vendido e sua principal marca registrada, criada nos anos 1970.

    O site Style.com sai em defesa do designer, argumentando que Lagerfeld faz tênis há anos, para sua marca própria e para a Chanel, e que isso não é uma cópia e sim uma apropriação de um clássico. “É uma homenagem e não uma imitação”, diz o artigo. A questão é que esse clássico foi criado e trabalhado ao longo de décadas pela New Balance.

    A polêmica nos leva mais uma vez ao já exaustivo exercício de refletir e diferenciar o que é cópia, o que é homenagem. Por um lado, o tênis de Karl pode ser uma divulgação espontânea para a New Balance. Ou ele pode faturar em cima de um design criado por outra marca.

    Em um mundo globalizado em que muito já foi criado e hoje pouco se inventa, o que vocês acham? Devemos esperar mais de um designer de primeiro escalão como Lagerfeld? Ou o modelo da New Balance é tão icônico que pode ser homenageado por outras marcas? Essa briga de gigantes ainda vai dar o que falar.

    Não deixe de ver
    A Chanel ainda vale o preço que cobra?
    Chinesa Temu chega ao Brasil em 2024
    Inditex, dona da Zara, lança marca para competir com a Shein
    Usher como modelo da Skims, o novo diretor criativo da GAP, vendas da Kering em queda e mais!
    Arezzo e Grupo Soma confirmam fusão para formar empresa de R$ 12 bilhões
    Arezzo e Grupo Soma se preparam para uma possível fusão
    Ação judicial entre a Chanel e a WGACA tem início em NY
    O que o sucesso do Ssense tem a ensinar para os e-commerces de moda?
    Farfetch é comprada pela sulcoreana Coupang
    O consumo de fast fashion no Brasil