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    Disputa fora de campo: a luta entre Nike e Adidas pela liderança no mercado esportivo
    Disputa fora de campo: a luta entre Nike e Adidas pela liderança no mercado esportivo
    POR Augusto Mariotti

    À esquerda, uniforme comemorativo do Palmeiras lançado pela Adidas e, à direita, a nova camiseta da seleção brasileira, patrocinada pela Nike ©Divulgação

    Enquanto as seleções estiverem disputando nos gramados brasileiros a Copa do Mundo, outra batalha será travada fora dos campos: a americana Nike e a alemã Adidas estarão brigando pela liderança mundial em artigos esportivos. A afirmação está em artigo publicado neste domingo (8.12) pelo The Business of Fashion.

    A Nike detém 14,6% do mercado mundial de artigos esportivos, contra 11,4% da Adidas, e está perto de tomar o primeiro lugar na Europa que hoje pertence à marca alemã. Em 2012, a Adidas tinha 13,2% do mercado de artigos esportivos no Leste Europeu, contra 12,4% da Nike, de acordo com dados do Euromonitor.

    A Nike assina o uniforme da seleção brasileira, e recentemente fez uma grande ação para apresentar a nova farda. O Brasil é o recordista em Copas do Mundo, com cinco títulos, e é conhecido pelo futebol arte – o que significa que, como sempre, haverá um enorme buzz em torno da seleção. A Adidas está tirando todas as cartas da manga para ser vista durante a competição, aproveitando jogadores como Lionel Messi e Mesut Ozil, que jogam pela Argentina e Alemanha, times que patrocina, além de ter lançado a bola oficial do torneio, a Brazuca. Dado o tamanho da briga, as marcas também deverão usar de artimanhas. Um exemplo é o lançamento de um uniforme do Palmeiras (patrocinado pela Adidas) nas mesmas cores da seleção: amarelo e verde.

    A Adidas vem colocando suas listras paralelas em uniformes de futebol e chuteiras há mais de 40 anos. A marca tem fortes parcerias que podem lhe credenciar para os futuros desafios: uma relação estreita com o clube alemão Bayern de Munique, do qual possui 9%, e com a Fifa, para quem desenha o kit oficial da Copa do Mundo. A Adidas deve bater o recorde de vendas de artigos de futebol em 2014, com mais de 2 bilhões € (R$ 6,36 bilhões), e quer alavancar as vendas totais para 17 bilhões de euros (R$ 54,06 bilhões) em 2015.

    A Nike, apesar de só ter ingressado no mercado de futebol em 1994, já tem grandes parcerias com clubes, incluindo o campeão inglês Manchester United. A marca norte-americana não divulga metas por categorias de esporte, mas prevê vendas de até US$ 30 bilhões (R$ 69,6 bilhões) em 2015 – o que indica que a empresa acredita que sua performance durante a Copa do Mundo poderá aumentar sua vantagem sobre a alemã. No trimestre encerrado em 31 de agosto, a Nike registrou um salto de 8% nas vendas na Europa. No mesmo período, as vendas da Adidas caíram 7% no continente.

    Ambas oferecem design e tecnologia, porém, pelo lado da moda, a Adidas sai na frente com suas colaborações com Stella McCartney e Jeremy Scott, com peças que atendem às demandas dos fashionistas por um sportswear de ponta.

    De acordo com as assessorias de imprensa das marcas, a Adidas tem 50 lojas próprias no Brasil, enquanto a Nike tem 31. As duas empresas têm loja virtual para o mercado brasileiro. Clique aqui para a loja virtual da Nike e aqui para a loja virtual Adidas.

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