FFW
newsletter
RECEBA NOSSO CONTEÚDO DIRETO NO SEU EMAIL

    Não, obrigado
    Aceitando você concorda com os termos de uso e nossa política de privacidade
    Dolce e Gabbana são novamente considerados culpados por evasão de impostos
    Dolce e Gabbana são novamente considerados culpados por evasão de impostos
    POR Augusto Mariotti

    Domenico Dolce e Stefano Gabbana são considerados culpados em segunda instância por evasão de divisas ©Reprodução

    A novela Dolce & Gabbana X governo italiano acaba de ganhar um novo capítulo – e ele não é positivo para a grife. O tribunal de apelações confirmou nesta quarta-feira, 30 de abril, a decisão em primeira instância e afirmou que os réus Domenico Dolce e Stefano Gabbana são culpados no processo de evasão de impostos. O advogado da dupla garantiu, no entanto, que irá recorrer novamente, apelando desta vez ao Tribunal Superior de Justiça da Itália por uma nova revisão do caso.

    Dolce, Gabbana e o contador Luciano Patelli foram sentenciados pela corte de apelações a um ano e seis meses de prisão. No último mês de junho, eles foram condenados a cumprir um ano e oito meses na cadeia, além do pagamento de multa pelas declarações de impostos omissas. Mas nenhum dos réus terá de cumprir qualquer período na prisão, já que a sentença é inferior a dois anos, tempo mínimo de condenação segundo as leis do país.

    O irmão de Dolce, Alfonso, a diretora geral da grife, Cristiana Ruella, e o diretor financeiro Giuseppe Minoni também foram sentenciados a um ano e dois meses de prisão, dois meses a menos que a pena original estabelecida no ano passado.

    Entenda o processo

    Seguindo as investigações que tiveram início em 2008 pela Guardia di Finanza, braço da polícia italiana vinculado ao ministério nacional de economia e finanças, Dolce e Gabbana foram acusados de evasão fiscal pela venda das marcas Dolce & Gabbana e D&G para a holding  Gado Srl, sediada em Luxemburgo, em 2004. A polícia italiana acredita que a holding fundada pelos próprios designers serviu como mecanismo para evitar o pagamento dos altos impostos corporativos italianos.

    Os advogados dos réus apresentaram suas apelações em novembro de 2012 e, durante a primeira audiência no mês de março seguinte, o procurador Gaetano Santamaria surpreendeu a todos ao refutar as acusações, pedindo que todos os acusados fossem absolvidos. Dolce e Gabbana, que sempre negaram as acusações, foram considerados culpados em junho em primeira instância e já ameaçaram até fechar a grife caso não consigam recorrer da decisão.

    Não deixe de ver
    Chinesa Temu chega ao Brasil em 2024
    Inditex, dona da Zara, lança marca para competir com a Shein
    Usher como modelo da Skims, o novo diretor criativo da GAP, vendas da Kering em queda e mais!
    Arezzo e Grupo Soma confirmam fusão para formar empresa de R$ 12 bilhões
    Arezzo e Grupo Soma se preparam para uma possível fusão
    Ação judicial entre a Chanel e a WGACA tem início em NY
    O que o sucesso do Ssense tem a ensinar para os e-commerces de moda?
    Farfetch é comprada pela sulcoreana Coupang
    O consumo de fast fashion no Brasil
    A Fórmula 1 e a moda nunca estiveram tão próximos