FFW
newsletter
RECEBA NOSSO CONTEÚDO DIRETO NO SEU EMAIL

    Não, obrigado
    Aceitando você concorda com os termos de uso e nossa política de privacidade
    Negócios
    Negócios
    POR Augusto Mariotti

    O estilista Hussein Chalayan ©Reprodução

    O estilista cipriota Hussein Chalayan fechou um negócio de licenciamento com a Pier SpA, uma empresa italiana que produz coleções de marcas como Yves Saint Laurent, Dior e Azzedine Alaia.

    É uma ótima notícia para Chalayan, um grande pensador da moda, mas que nunca foi apontado para dirigir grandes marcas, como aconteceu com outros estilistas de sua geração criativa, como John Galliano (Dior), Marc Jacobs (Louis Vuitton) e Alexander McQueen (Givenchy).

    Mesmo as parcerias com grifes esportivas como a Puma não eram suficientes para levar o trabalho e a visão de Chalayan para um público maior e ele já chegou a suspender suas apresentações. No final dos anos 1990, após seu contrato com a empresa de tricô TSE não ter sido renovado, ele passou por uma grave crise financeira, com uma dívida de 250 mil libras (quase R$ 1 milhão) que o obrigou a realocar seu atelier três vezes até decidir por trabalhar em casa. Mesmo assim, em 1999 e em 2000, foi eleito British Designer of the Year e pouco tempo depois, recebeu uma condecoração importante, a MBE (Member of the Order of the British Empire).

    “Estamos muito orgulhosos em assinar esse contrato com um verdadeiro artista na indústria da moda”, disse o CEO da Pier, Alessandro Narduzzi. “Essa parceria vai permitir que nossa empresa entre no mercado com um produto de luxo perfeito, que combina design inovador, materiais novos e qualidade excelente”.

    A parceria de fato vai ajudar Chalayan a crescer internacionalmente. A marca celebra seu aniversário de 20 anos em 2013 e espera faturar 10 milhões de euros nos próximos três anos. “Além da Pier compreender o que é a minha marca, seu conhecimento de produção de produtos de luxo e seu comprometimento com o design são excepcionais”, disse o estilista ao “WWD”. “Essa negociação vai ajudar minha empresa independente com uma produção e estrutura, o que vai nos fazer crescer”.

    Mais que merecido. Mesmo com tanta crise, foi ele a mente por trás de momentos inesquecíveis da moda, como o vestido de LED e o vestido que virava mesa. Hussein Chalayan desfila suas coleções na semana de moda de Paris.

    Vestido-luz criado por Chalayan ©Reprodução

    … e o vestido que vira mesa, outra criação de Chalayan ©Reprodução

    Não deixe de ver
    A Chanel ainda vale o preço que cobra?
    Chinesa Temu chega ao Brasil em 2024
    Inditex, dona da Zara, lança marca para competir com a Shein
    Usher como modelo da Skims, o novo diretor criativo da GAP, vendas da Kering em queda e mais!
    Arezzo e Grupo Soma confirmam fusão para formar empresa de R$ 12 bilhões
    Arezzo e Grupo Soma se preparam para uma possível fusão
    Ação judicial entre a Chanel e a WGACA tem início em NY
    O que o sucesso do Ssense tem a ensinar para os e-commerces de moda?
    Farfetch é comprada pela sulcoreana Coupang
    O consumo de fast fashion no Brasil