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    Marcas de Milão unem forças para revitalizar semana de moda
    Marcas de Milão unem forças para revitalizar semana de moda
    POR Camila Yahn

    Patrizio Bertelli e Miuccia Prada ©Reprodução

    As marcas de Milão estão unindo forças para revitalizar a semana de moda da cidade, que tem sofrido com ajustes de calendário e falta de investimento. A novidade é que os grandes nomes por trás das grifes, como Miuccia Prada, Angela Missoni, Ermenegildo Zegna, Renzo Rosso, Carla Sozzani e Silvia Venturini Fendi, entre outros, estão pessoalmente envolvidos na questão, pedindo apoios financeiros e discutindo temas como calendário de desfiles, assuntos relacionados à indústria e a procura de um CEO para a Câmara. “Somos todos culpados, designers e empresários. Fomos egoístas e não aproveitamos as oportunidades que nos foram dadas nos anos 1990. Simplesmente acreditamos que Milão continuaria a ser um sucesso”, confessa ao “WWD” Patrizio Bertelli, CEO da Prada, marido de Miuccia e vice-presidente da Câmara Nacional de Moda Italiana.

    Na passada terça-feira (14.05), Bertelli convocou uma reunião em que dividiu os envolvidos em grupos, cada um com uma missão. E muito embora os detalhes ainda não estejam definidos, algumas diretrizes já foram estabelecidas. Uma delas é a decisão de fazer a semana com seis dias de evento. “Não vamos adaptar-nos aos calendários dos outros e não vamos mover as nossas datas. Se a Anna Wintour não vier, problema dela, é ela que deve adaptar a sua agenda”, diz Bertelli. A frase faz uma referência à questão da “trombada” de datas das semanas de Milão e Paris. Como Paris tem mais força, muitos editores importantes pulavam o último dia de Milão para seguir direto para a capital francesa, obrigando os principais estilistas a se espremerem em quatro dias de evento.

    Financeiramente, a Câmara vai poder contar agora com mais dinheiro. No começo do próximo ano, as atividades se iniciarão com os cofres recheados, devido à generosidade das marcas associadas que, além da contribuição voluntária, pagam à câmara um valor proporcional ao seu lucro. “As marcas grandes estão sendo muito generosas já que cada uma escolhe com quanto quer contribuir. Isto é um sinal de maturidade, generosidade e altruísmo”, diz Mario Boselli, chairman da Câmara Nacional de Moda Italiana.

    Outra questão é que não há renovação na moda de Milão. Bertelli também lamentou que os designers mais novos apresentassem as suas coleções sempre nos últimos dias de evento, quando a imprensa e os compradores já haviam deixado a cidade. Os seus desfiles serão, a partir de agora, distribuídos durante a semana. Esperamos que com estas iniciativas, Milão recupere sua força e visibilidade no cenário de moda internacional.

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