FFW
newsletter
RECEBA NOSSO CONTEÚDO DIRETO NO SEU EMAIL

    Não, obrigado
    Aceitando você concorda com os termos de uso e nossa política de privacidade
    12 documentários de moda para você assistir no Youtube (e um no Vimeo)
    12 documentários de moda para você assistir no Youtube (e um no Vimeo)
    POR Redação

    No mundo infinito do Youtube, é possível encontrar filmes e documentários maravilhosos que propõem um mergulho na história da moda, através de docs que revelam um olhar mais profundo e íntimo sobre estilistas, fotógrafos, acontecimentos e movimentos como o streetwear e a influência do hip hop na moda. Os filmes são todos em inglês e infelizmente muitos não têm legendas. Aperte o play pois tem horas de diversão logo abaixo

    Fresh Dressed (2015)

    Esse doc mostra a relação entre hip hop e moda, examinando como a cultura de gangue e artistas de grafitti da época foram responsáveis pelo nascimento de um dos maiores movimentos da moda – tanto nas ruas como nas passarelas. Dirigido por Sasha Jenkins, o filme traz entrevistas e depoimentos de Kanye West e Pharrell Williams, entre outros, além de um arquivo incrível de imagens.

    Fashion Factories Undercover

    Um grupo entra disfarçado em uma fábrica em Dhaka, Bangladesh, e revela os abusos que ocorrem nos sweatshops. Trabalho infantil, violência física contra os trabalhadores e falta de segurança que resultou no desabamento do prédio, matando mais de mil pessoas.

    Lagerfeld Confidential (2007)

    Como o nome já sugere, Lagerfeld Confidential procura examinar o enigma que é Karl Lagerfeld: desde sua natureza minuciosamente privada e franca ao seu explícito ego. Através de filmagens e entrevistas que se mostram imparciais, o documentário pinta o mais íntimo retrato que já vimos do estilista até então, enquanto tenta desvendar um dia típico em sua nada ordinária vida. Há disponível legenda em inglês.

    The Legend of Leigh Bowery (2002)

    Leigh Bowery é personagem mais cult da cena clubber dos anos 80 e até hoje serve como inspiração para muitos estilistas e artistas. O documentário, dirigido por Charles Atlas, mostra sua trajetória, incluindo a fundação da boate Taboo com Tony Gordon em 1985, por onde circulava a vanguarda londrina. Boy George, Bella Freud e Damien Hirst participam com entrevistas.

    The Machinists

    O doc mostra o dia a dia das pessoas que trabalham fazendo roupas para marcas do mundo inteiro em Bangladesh através da rotina dura de três mulheres.

    Bill Cunningham New York (2010)

    O filme conta a história do fotógrafo do New York Times, precursor das fotos de street style, com depoimentos e participações de grandes nomes como Anna Wintour e Iris Apfel.

    The Secret World of Haute Couture

    The Secret World of Haute Couture. – BBC Documentary from annemieke knowles on Vimeo.

    Produzido pela BBC, é um mergulho no universo da couture, com entrevistas com designers também com as clientes, revelando as regras não escritas da Alta Costura e o que significa pertencer a esse clube exclusivo.

    McQueen and I (2011)

    McQueen and I explora a trajetória do estilista e seus vários momentos controversos, revolucionários e inovadores liderados na moda desde Savile Row até as passarelas de Paris. O documentário foi lançado pela BBC em 2011 para comemorar um ano de seu falecimento, examinando seu legado, as expectativas e pressões irrealistas da indústria, e sua fascinante relação de amizade com a sua musa, Isabella Blow.

    Catwalk (1996)

    Filmado há mais de 20 anos e agora divido em partes no Youtube, Catwalk mostra o backstage das principais semanas de moda – Nova York, Londres, Milão e Paris – através dos olhos da super modelo Christy Turlington. Momentos de estilistas como Jean Paul Gaultier, Lagerfeld, Gianni Versace, Armani e John Galliano são documentados aqui.

    Fashion Victim: The Killing of Gianni Versace (2008)

    The Versace Killer: The Killing of Gianni Versace da BBC mostra a história de uma das mais grandiosas tragédias da moda: o assassinato de Versace por Andrew Cunanan, em 1997. Com cenas raras, o doc explora a série de eventos que levou a sua morte e o impacto causado na indústria da moda.

    Frames from the edge: Helmut Newton

    Um dos pioneiros da fotografia de moda, Helmut Newton escapou da Berlim ocupada pelos nazistas em 1936. Esse doc mostra sua trajetória, mostra suas técnicas de trabalho e o espírito da moda nos anos 80. Muito rico para quem ama moda e/ou fotografia.

    Masters of Style: John Galliano (2001)

    Masters of Style: John Galliano traz um olhar intimista sobre o estilista que saiu da Central Saint Martins para reinventar a Dior e os desfiles de moda, com seus shows teatrais.

    The Gucci’s: The Last Fashion Victim (s/d)

    As 8:30 da manhã do dia 27 de março de 1995, Maurizio Gucci – neto do fundador Guccio Gucci e último herdeiro da empresa – foi morto por um matador de aluguel contratado pela sua ex-esposa, Patrizia Reggiani. The Gucci’s: The Last Fashion Victim conta o início da casa Gucci, relatando o glamour, traição e ganância que levou à queda de um dos primeiros casais de poder italiano.

    Não deixe de ver
    Karl Lagerfeld: série que conta trajetória do estilista ganha data de estreia
    Oscar 2024: os penteados mais vistos no red carpet
    Oscar 2024: os melhores looks do tapete vermelho
    Zac Efron e Jeremy Allen White estrelam ‘The Iron Claw’, saiba curiosidades por trás do longa
    Zendaya como co-chair do Met Gala 2024, o novo produto de Hailey Bieber, Ganni à venda no Brasil e muito mais
    Christian Dior nas telas: série ‘The New Look’ já está disponível na Apple TV
    Ayo Edebiri e Rachel Sennott: Conheça o duo pop do momento
    Os primeiros looks de Zendaya na Press Tour de Duna 2
    Esnobada pelo Oscar, Barbie de Margot Robbie e Greta Gerwig ganha livro
    Emma Stone, Margot Robbie, Dua Lipa, Timothée Chalamet e mais artistas brilham no Globo de Ouro