FFW
newsletter
RECEBA NOSSO CONTEÚDO DIRETO NO SEU EMAIL

    Não, obrigado
    Aceitando você concorda com os termos de uso e nossa política de privacidade
    Assista em primeira mão ao trailer do documentário O Ponto Firme, de Laura Artigas
    Foto: Karla Costa
    Assista em primeira mão ao trailer do documentário O Ponto Firme, de Laura Artigas
    POR Camila Yahn
    https://www.youtube.com/watch?v=TlDeBse7H6A&feature=youtu.be

    A gente já tinha contado aqui sobre o belo projeto Ponto Firme, em que o estilista Gustavo Silvestre desenvolveu um workshop de crochê com detentos da Penitenciária II Desembargador Adriano Marrey, em Guarulhos, São Paulo. Ao longo de nove meses, os detentos criaram uma coleção que foi desfilada no SPFW em abril do de 2018, transformando-se em um dos pontos altos daquela temporada.

    A diretora Laura Artigas filmou todo o processo e lança em breve um documentário de uma hora e meia que registra a vivência. Por enquanto, podemos ver o trailer (acima) que tem lançamento oficial hoje aqui no FFW. “Estar nove meses dentro de um presídio acompanhando o projeto do Gustavo foi a experiência mais intensa e transformadora que já vivi. Quis trazer para o filme um registro fiel do que aconteceu lá, com o mínimo de interferência possível – num clima meio slice of life –  uma história bem demarcada em um espaço e num período de tempo”, conta Laura.

    “Estou extremamente feliz de ver esse processo registrado e essa história sendo contada. Tô emocionado e feliz com essa possibilidade de ver isso propagado pra mais gente”, diz Gustavo, criador do Ponto Firme.

    Aula de crochê / Foto: Karla Costa

    Aula de crochê / Foto: Karla Costa

    O filme começou em 2017 a partir do encontro entre Laura e Gustavo no GE (Grupo Maior do que Eu), grupo de estudos coordenado pela artista Karlla Girotto, e foi contemplado pelo prêmio Fomento ao Cinema Paulista de 2017, produzido pela BR153 Filmes com o patrocínio da SABESP, apoio institucional da Secretaria de Administração Penitenciária e do SPFW, que será palco da pré-estreia do filme em novembro.

    “Acredito que o filme aborda muitas camadas simbólicas, como o masculino fazendo um trabalho tido como feminino; o trabalho manual como libertação – tanto literalmente como remissão de pena, como ocupação para a mente em um ambiente hostil; a potência e o talento do ser humano só precisa de oportunidade para emergir; e um novo caminho para o sistema da moda”.

    Foto: Carla Costa

    Foto: Karla Costa

    Você pode se inscrever para assistir  #OPontoFirmeDoc antes de todo mundo, acessando o link https://bit.ly/OPontoFirmeDoc e fazendo seu cadastro.

    Acompanhe tudo pelo perfil do doc no Instagram @opontofirmedocumentario

    Cartaz do filme

    Cartaz do filme

    Não deixe de ver
    David Lynch, diretor de clássicos como Blue Velvet e Twin Peaks, morre aos 78 anos
    Babygirl, Nicole Kidman e o tabu da diferença de idade
    O figurino de “Queer” faz imersão no estilo masculino dos anos 1950
    Você também faz rodízio de streaming?
    Biblioteca Mário de Andrade celebra 100 anos do Manifesto Surrealista
    Senna: série da Netflix ganha trailer e estreia em novembro
    A visão estética de Luca Guadagnino
    Era Indetectável: quando o ideal de idade e aparência não se conectam
    Longlegs: Por trás do visual do aguardado filme
    FFW