FFW
newsletter
RECEBA NOSSO CONTEÚDO DIRETO NO SEU EMAIL

    Não, obrigado
    Aceitando você concorda com os termos de uso e nossa política de privacidade
    BlacKkKlansman: a história, o figurino e o trailer do novo filme de Spike Lee
    Os personagens Flip e Ron, do filme BlacKkKlansman, de Spike Lee / Reprodução
    BlacKkKlansman: a história, o figurino e o trailer do novo filme de Spike Lee
    POR Redação

    O novo filme de Spike Lee, BlacKkKlansman, estreou há menos de uma semana nos EUA (chega por aqui em novembro) e está causando nas pessoas a sensação que o diretor provavelmente gostaria que causasse: desconforto.

    A trama, que venceu o Grand Prix em Cannes, é baseada na história real de Ron Stallworth (John David Washington, filho de Denzel Washington), o primeiro policial negro a se infiltrar na Ku Klux Klan com a ajuda de seu parceiro Flip (Adam Driver) nos anos 70. Enquanto Ron fica no trabalho de inteligência, Flip vai pra ativa se encontrar e se aproximar dos membros do grupo. Alguns dos momentos de perder o fôlego estão nessa relação, não apenas quando desconfiam de Flip, mas também ao ver os discursos de ódio de David Duke (Topher Grace), mestre do Klan. Desta maneira eles conseguem chegam aos níveis mais altos da organização para frustrar a tentativa do grupo de tomar a cidade de Colorado Springs.

    O figurino do filme ficou a cargo de Marci Rodgers, colaboradora antiga de Spike Lee. Ela pesquisou filmes como os clássicos Nascimento de uma Nação e O Vento Levou, ambos referenciados pelo diretor. Ela também visitou a universidade onde Kwame Ture estudou e se encontrou diversas vezes com Ron Stallworth.

    Para recriar o conflito, Lee traz para sua história os ativistas negros cruciais nos movimentos da época e da cultura negra como um todo, como Kwame Ture (Corey Hawkins). A personagem Patrice, apesar de ser fictícia, é inspirada em Angela Davis e Kathleen Cleaver, ativistas ligadas ao grupo Pantera Negra. “Vesti Patrice em várias texturas de preto porque não queria que ela ficasse ‘flat’ na tela. Misturei camurça, couro com outros tecidos e acessórios de prata e bronze”, diz.

    Ron e Patrice / Reprodução

    Ron e Patrice / Reprodução

    Mas um dos momentos mais delicados em seu processo foi compor o guarda-roupa de David Duke. “Quando estava pesquisando o Klan, tive que deixar minhas emoções de lado – sou uma mulher afro-americana – e olhar através de um ponto de vista artístico para que eu pudesse trabalhar esses personagens”, disse à i-D. Rodgers viu fotos, documentários e estudos sobre o movimento e notou que sempre havia um propósito de seduzir através das roupas. Duke, por exemplo, estava sempre impecável em seus ternos de três peças num esforço de parecer sedutor.

    Já o estilo cool de Ron, ela seguiu as orientações do próprio, que a ensinou como ele usava alguns acessórios estrategicamente para refletir a linguagem das ruas.


    Em Cannes, BlacKkKlansman foi ovacionado por seis minutos e muitos críticos dizem ser a melhor produção do diretor desde Faça a Coisa Certa.

    Vale mencionar que o longa tem uma música inédita de Prince, Mary Don’t You Weep. Os dois eram amigos e já haviam trabalhado juntos em mais de uma ocasião.

    Mais do que uma reconstrução de uma história e uma época, o desconforto causado pelo filme chega ao ápice quando Spike Lee deixa as suas próprias imagens de lado para mostrar cenas da marcha de supremacistas do grupo Unite the Right, em Charlottesville, exatamente há um ano – a data de estreia do filme foi proposital para relembrar Charlottesville. A sensação de que, 40 anos mais tarde, pouco mudou é triste. “Não é um filme só sobre os anos 70, é também sobre o mundo em que vivemos hoje”, diz Spike Lee.

     

    Não deixe de ver
    Zendaya aparece loira na press tour de seu novo filme
    Duna Parte Dois: O figurino futurista com referências dos anos 50
    Karl Lagerfeld: série que conta trajetória do estilista ganha data de estreia
    Oscar 2024: os penteados mais vistos no red carpet
    Oscar 2024: os melhores looks do tapete vermelho
    Zac Efron e Jeremy Allen White estrelam ‘The Iron Claw’, saiba curiosidades por trás do longa
    Zendaya como co-chair do Met Gala 2024, o novo produto de Hailey Bieber, Ganni à venda no Brasil e muito mais
    Christian Dior nas telas: série ‘The New Look’ já está disponível na Apple TV
    Ayo Edebiri e Rachel Sennott: Conheça o duo pop do momento
    Os primeiros looks de Zendaya na Press Tour de Duna 2