FFW
newsletter
RECEBA NOSSO CONTEÚDO DIRETO NO SEU EMAIL

    Não, obrigado
    Aceitando você concorda com os termos de uso e nossa política de privacidade

    CANNES 2023: Tudo que você precisa saber sobre o festival

    Edição deste ano terá três representantes brasileiros e estreia de Saint Laurent Productions

    CANNES 2023: Tudo que você precisa saber sobre o festival

    Edição deste ano terá três representantes brasileiros e estreia de Saint Laurent Productions

    POR Gabriel Fusari

    Entre 16 e 27 de maio, Croisette, a famosa avenida localizada em Cannes, receberá atores, músicos e celebridades para assistir a 76* edição do Festival de Cinema de Cannes. Além da expectativa dos looks de gala, surge uma curiosidade se designers de moda também estarão por lá. Isso porque além do lançamento de filmes, Cannes será palco do lançamento da Saint Laurent Productions, a nova produtora da marca de luxo francesa.  

    Este ano, a atriz francesa Chiara Mastroianni será a anfitriã da cerimônia. Ela é filha de Marcello Mastroianni e Catherine Deneuve, a quem esta edição homenageia ao estampar o cartaz com sua imagem feita na praia de Pampelonne, em Saint-Tropez, em 1º de junho de 1968. Diva dos grandes cineastas e de casas da moda, Deneuve estrelou campanhas de moda, sendo as mais emblemáticas Chanel e Yves Saint Laurent. Junto dela, outro responsável pela abertura e encerramento do evento será Ruben Ostlund, cineasta belga ganhador da Palma de Ouro de 2022 por “Triângulo da Tristeza” e atual presidente do júri.

    Reprodução

     FILMES MAIS ESPERADOS

    Esse ano, o filme  “Jeanne du Barry”, estrelado e dirigido por Maïwenn, abrirá o festival com sua exibição no Grand Théâtre Lumière. Neste que é o sexto longa-metragem da diretora, ela traz Johnny Depp de volta depois de algum tempo longe das telonas. Ele vive o monarca francês Luís XV, que tem como amante Madame du Barry, a quem é a personagem principal e narradora da história. 

    Outro filme que está gerando expectativa é a nova aventura de Wes Anderson. Chamado de Asteroid City (“Cidade Asteroide”, em tradução livre), o filme conta a história de um grupo de cadetes e observadores do espaço de uma cidade deserta de 1950 que recebem a visita de um alienígena – o que acaba mudando totalmente seu cotidiano por conta do bloqueio da cidade. O diretor juntou grandes nomes para o longa, como Jason Schwartzman, Tom Hanks, Scarlett Johansson, Tilda Swinton, Maya Hawke e Margot Robbie. Conhecendo o estilo de Wes Anderson, mal podemos esperar para ver as roupas e cenários que esse filme apresentará. 

    SAINT LAURENT PRODUCTIONS

    No mês de abril, a Saint Laurent anunciou o lançamento de sua produtora de filmes, a Saint Laurent Productions, que deve estrear no festival de Cannes. “Quero trabalhar com todos os grandes talentos do cinema que me inspiraram ao longo dos anos e dar-lhes um espaço”, disse Anthony Vaccarello, diretor criativo da Saint Laurent.  Com figurinos feitos pela casa, o primeiro filme que abrirá com chave de ouro a nova divisão da marca é “Strange way of life”, o segundo filme de Pedro Almodóvar. Mais do que um faroeste queer, o filme que estrela Ethan Hawke e Pedro Pascal, evoca a conhecida narrativa de “O Segredo de Brokeback Mountain” (2005), sendo considerado uma adaptação sob o olhar de Almodóvar. 

    Esse é o primeiro projeto, mas de acordo com o designer, ainda existem planos de lançamento de filmes com os diretores Paolo Sorrentino e David Cronenberg. Além disso, neste Cannes, outro plano da maison é o lançamento do primeiro filme de Jean Luc-Godard desde sua morte. Chamado de “Film Annonce du film qui n’existera jamais: drôles de guerres” (“Anúncio do filme que jamais irá existir: Funny Wars”, em tradução livre), o filme é o projeto final de vida de Godard, em que agora Vaccarello faz a produção final para abrir a nova história do cinema na Saint Laurent.

    BRASILEIROS EM CANNES

    Karim Ainouz, Kleber Mendonça Filho, Lillah Halla e Renée Nader Messora são nomes conhecidos pelos amantes de cinema no Brasil. Mas agora, será a vez da crítica internacional se apaixonar pelo cinema brasileiro. Os três estarão na premiação apresentando seus respectivos  trabalhos “Firebrand”, “Retratos Fantasmas”, “Levante” e “A flor do Buriti”. “Firebrand”, a primeira produção em inglês de Karim Ainouz, apresenta Jude Law e Alicia Vikander no elenco para contar a história do último casamento de Henrique VII. “Retratos Fantasmas”, de Kleber Mendonça Filho, por sua vez, estará apenas em exibição, contando a história do centro de Recife pela perspectiva de dois cinemas de rua na capital pernambucana. “A flor de Buriti”, de Renée Nader Messora, leva a temática indígena para a Europa, ao apresentar o povo Krahô, que vive nas terras indígenas de Kraolândia, no Tocantins. O último filme brasileiro anunciado foi Levante, em que conta a história de uma jogadora de volei que engravida no momento mais decisivo de sua carreira. No decorrer do filme, reflexões sobre as leis brasileiras sobre abordo são levantadas como forma de crítica. 

    Confira a cobertura do Festival de Cannes em nossas redes sociais em @ffw

    Não deixe de ver
    David Lynch, diretor de clássicos como Blue Velvet e Twin Peaks, morre aos 78 anos
    Babygirl, Nicole Kidman e o tabu da diferença de idade
    O figurino de “Queer” faz imersão no estilo masculino dos anos 1950
    Você também faz rodízio de streaming?
    Biblioteca Mário de Andrade celebra 100 anos do Manifesto Surrealista
    Senna: série da Netflix ganha trailer e estreia em novembro
    A visão estética de Luca Guadagnino
    Era Indetectável: quando o ideal de idade e aparência não se conectam
    Longlegs: Por trás do visual do aguardado filme
    FFW