08.05.2020 / Cinema / por

Documentário sobre Alexander McQueen é lançado hoje no Brasil em plataformas on demand

Lançado no ano passado, o documentário McQueen chega ao Brasil nesta sexta (08.05) através de plataformas on demand, como iTunes, Now e YouTube.

Dirigido por Ian Bonhôte e co-dirigido e escrito por Peter Ettedgui (cujo pai foi um dos primeiros varejistas a vender a marca), o filme é um mergulho na vida e carreira extraordinária de um dos mais relevantes estilistas da história da moda no mundo.

Apresentado em cinco capítulos, McQueen destaca os momentos cruciais na criação do designer, como expressa em alguns de seus desfiles mais pessoais e icônicos: Jack the Ripper Stalks His Victims, de 1992 na faculdade; Highland Rape, um de seus shows mais controversos; Search for the Golden Fleece, a primeira coleção que ele criou para a Givenchy; Voss, uma exploração de beleza e loucura com Shalom Harlow sendo atacada por robôs de tinta no final; e o capítulo final, Plato’s Atlantis, que traça o processo por trás da coleção que ele dedicou a sua grande amiga, musa e mentora Isabella Blow depois que ela cometeu suicídio. Foi também seu respiro final na passarela.

“Eu ia ao fundo do meu lado sombrio para tirar esses horrores da minha alma e os colocar na passarela”.

Além de imagens e cenas raras de McQueen e seus colaboradores trabalhando, os diretores conseguiram entrevistas exclusivas com os amigos, colegas de trabalho e familiares mais próximos, muitos dos quais estavam receosos e não queriam participar. Mas após muitas conversas, eles toparam e a gente destaca aqui os comentários de sua irmã mais velha, Janet e seu sobrinho Gary, que chegou a trabalhar com Alexander.

A poesia punk de McQueen ajudou a criar o movimento Cool Britannia, uma celebração da cultura jovem no Reino Unido. O designer também representa um dos poucos momentos na moda em que um jovem da classe operária torna-se um dos  artistas mais originais e influentes de seu tempo. Filho de taxistas, sua família achava que ele iria trabalhar como encanador ou mesmo seguindo os passos de seu pai. Nada ali contava qual seria o seu futuro. McQueen é uma celebração e um retrato emocionante desse talento visionário e torturado, que criou um espaço onde podia expressar sem medo não apenas seus sonhos, mas também suas fantasias mais sombrias.

Assista ao trailer aqui:

Mais informações e links para assistir no Filmmelier


Relacionadas


Veja Também

Assine a newsletter do FFW

Seja o primeiro a ter acesso a conteúdos exclusivos. Nós chegaremos ao seu email semanalmente quando tivermos algo realmente cool e relevante para dividir.

×