12.03.2018 / Cinema / por

Famoso estilista do Harlem de NY nos anos 1980, a vida de Dapper Dan será tema de novo filme

Dapper Dan estrela campanha Inverno 18 da linha de alfaiataria da Gucci ©Glen Luchford/Cortesia Gucci
Dapper Dan estrela campanha Inverno 18 da linha de alfaiataria da Gucci ©Glen Luchford/Cortesia Gucci

Recentemente o estilista Dapper Dan voltou aos holofotes. Ainda que sua própria história faça jus para tanto, já que fincou seu nome na moda como um dos primeiros a intersectar a cena fashion à do hip-hop nos anos 1980 com a Dapper Dan’s Boutique (de 1982 a 1992, aberta 24h por dia) na East 125th street do Harlem, em Nova York, onde vendia roupas estampadas com o logo de marcas de luxo como LV, Gucci e Fendi para gente como Mike Tyson, Salt-N-Pepa e LL Cool J, quem trouxe seu nome de volta à baila há pouco tempo foi Alessandro Michele, diretor criativo da Gucci, com o Resort 18 da marca – embora, antes disso, também fora retratado no documentário Fresh Dressed (tem na Netflix), de 2015.

Em uma das peças da coleção, Michele se inspirou na jaqueta com manga bufada criada por Dan em 1989 especialmente para a atleta Diane Dixon. O resultado ficou bem parecido e, logo após o desfile, o italiano foi acusado de apropriação cultural, por não ter creditado Dan (a gente explicar melhor essa história aqui). Não demorou muito para Michele se manifestar. “Queria que as pessoas reconhecessem o Dapper na passarela. Não foi apropriação – muito pelo contrário, foi uma homenagem”, disse ao New York Times. E o jogo virou: ano passado Dan foi o rosto da campanha Inverno 18 da linha de alfaiataria da Gucci, marca com a qual fez uma coleção colaborativa que será lançada este ano e, de quebra, patrocinou o ateliê sob medida de Dan, que também deve (re)inaugurar a segunda geração da Dapper Dan’s Boutique em 2018.

O fato é que a vida do estilista americano será tema de um filme biográfico que deve estrear ano que vem, segundo reportou a Dazed Digital. Dan será o produtor executivo e parece que o foco será nos dias em que passou no Harlem ao passo que analisa como ele redefiniu o estilo do hip hop com sua boutique na East 125th street. A notícia ruim é que isso é o pouco que se sabe sobre a nova produção. Nos resta aguardar. Quem será que personificará Dan?


Relacionadas


Veja Também

Assine a Newsletter do FFW

Receba semanalmente no
seu e-mail nossos conteúdos
especiais e exclusivos

×