FFW
newsletter
RECEBA NOSSO CONTEÚDO DIRETO NO SEU EMAIL

    Não, obrigado
    Aceitando você concorda com os termos de uso e nossa política de privacidade
    Feed Dog: conheça os destaques do festival de documentários de moda

    Feed Dog Brasil – Festival Internacional de Documentários de Moda acontece esta semana em formato online e gratuito. Um dos festivais mais legais quando o assunto é doc de moda, ele será transmitido de 15 a 20 de dezembro com uma seleção de 15 títulos brasileiros e internacionais, a maior parte inédita no circuito de cinema, TV ou VOD do país, com 2 pré-estreias nacionais. Com curadoria da jornalista Flavia Guerra, o Feed Dog 2020 traz o aclamado documentário Martin Margiela: In His Own Words, de Reiner Holzemer; e o incrível Favela é Moda, de Emilio Domingos, vencedor do Festival do Rio ano passado e melhor longa no XII Prêmio Pierre Verger de Filme Etnográfico 2020.

    Filme de abertura

    Cena do filme "House of Cardin" / Reprodução

    Cena do filme “House of Cardin” / Reprodução

    A cerimônia de abertura acontece no dia 15.12 às 20h, ao vivo e online, seguida da pré-estreia nacional do documentário House of Cardin, de P. David Abersole e Todd Hughes.

    Inédito no Brasil, o filme é um mergulho na história e na estética criada pelo estilista Pierre Cardin que, aos 98 anos, participa ativamente do filme, contando sua trajetória e abrindo os processos de algumas das ideias mais vanguardistas da década de 60 que nasceram em seu ateliê.

    Filmes nacionais

    A produção nacional do festival mostra um universo da moda no Brasil rico e plural, com filmes premiados e que conquistaram prestígio internacional como Favela É Moda, de Emílio Domingos. O filme questiona a força estética e política de jovens negros em busca de realização pessoal no mundo da moda. Outra obra de Emílio também está na programação, o Deixa na Régua.

    O premiado Estou Me Guardando Para Quando o Carnaval Chegar, de Marcelo Gomes, revela como a indústria do jeans mudou a vida da pequena Toritama, no interior de Pernambuco. A gente já falou deste doc aqui, mas se você ainda não assistiu, coloca já na sua lista.

    Ainda participam Fios de Alta Tensão, de Sérgio Gagliardi-Gag e os curtas Alfaiates de Belo Horizonte, de  Sílvia Godinho e Ana Luísa Santos: Mini Miss, de Rachel Daisy Ellis; e Planeta Fábrica, de  Júlia Zakia.

    Grandes personagens da moda

    As mãos de Martin Margiela é o mais próximo que vemos do estilista no documentário / Cortesia

    As mãos de Martin Margiela é o mais próximo que vemos do estilista no documentário / Cortesia

    Há uma lista de filmes que retratam grandes personagens da moda. Martin Margiela: In His Own Words é um encontro inédito e emocionante com o estilista belga que saiu da moda sem olhar pra trás e até hoje é cultuado.

    Outro filme celebrado é The Disappearance Of My Mother, de  Beniamino Barrese, sobre Benedetta Barzini, uma das maiores modelos da história da moda italiana. Amiga de Salvador Dalí e Andy Warhol, ela abandonou a moda e a fama quando se envolveu com temas como feminismo, objetificação e comoditização do corpo da mulher. O doc esteve na seleção oficial do Festival de Sundance 2019.

    O documentário McQueen, de Ian Bônhote e Peter Ettedgui, também entra na lista dos obrigatórios para quem ama moda, com um retrato emocionante deste gênio da moda.

    Para quem se interessa por fotografia e arte, vá direto no Mapplethorpe: Look at The Pictures, de Fenton Bailey e Randy Barbato, que retrata um dos mais provocativos, criativos, chocantes e importantes artistas do século 20. O filme mostra sua vida, repleta de altos e baixos, polêmica, sexo, amor, erotismo, arte, excessos, beleza e dificuldades, sem concessões ou receio de revelar as nuances da personalidade e do trabalho de Mapplethorpe.

    Por fim, mas não menos importante, destacamos Machines, de Rahul Jain, que fez uma carreira de sucesso em festivais internacionais. É um olhar atento sobre as condições de trabalho de uma indústria têxtil na Índia, onde operários encaram jornadas extenuantes de trabalho em condições precárias. Sem discurso, entrevistas ou narração, Machines nos convida a embarcar nesta jornada com os trabalhadores e nos questionarmos sobre nossa própria responsabilidade sobre a indústria da moda globalizada.

    A programação completa está no site oficial.

     

    Não deixe de ver
    Zendaya aparece loira na press tour de seu novo filme
    Duna Parte Dois: O figurino futurista com referências dos anos 50
    Karl Lagerfeld: série que conta trajetória do estilista ganha data de estreia
    Oscar 2024: os penteados mais vistos no red carpet
    Oscar 2024: os melhores looks do tapete vermelho
    Zac Efron e Jeremy Allen White estrelam ‘The Iron Claw’, saiba curiosidades por trás do longa
    Zendaya como co-chair do Met Gala 2024, o novo produto de Hailey Bieber, Ganni à venda no Brasil e muito mais
    Christian Dior nas telas: série ‘The New Look’ já está disponível na Apple TV
    Ayo Edebiri e Rachel Sennott: Conheça o duo pop do momento
    Os primeiros looks de Zendaya na Press Tour de Duna 2
    FFW