O Feed Dog Brasil – Festival Internacional de Documentários de Moda abre nesta terça (09.11) e segue até o dia 14 de novembro de forma híbrida: online e presencial no Teatro Riachuelo, no Rio de Janeiro.
O evento conta com 14 títulos internacionais e nacionais, clássicos e contemporâneos inéditos no circuito, além de talks, debates e oficinas incentivando diálogos e reflexões relacionadas a expressões artísticas e culturais, e em questões socioambientais e de economia criativa.
“O FEED DOG é um festival de cinema que olha a indústria da moda em 360º. Nosso interesse pelas grandes criações é tão intenso quanto nas questões ambientais, trabalhistas e comportamentais. Isso se vê refletido na seleção de filmes e nas atividades paralelas”, diz o diretor artístico do festival, Marcelo Aliche.
“Pensando nisso, a mostra de filmes, as oficinas e os debates tratam desde temas urgentes até do trabalho dos grandes criadores, seus processos criativos e seu estar no mundo. Os filmes dialogam com os debates e as oficinas, propondo uma visão da moda que não é apenas contemplativa, mas criativa, interativa”, diz a curadora Flavia Guerra.
Docs internacionais
O festival abre com o documentário Yellow Is Forbidden, de Pietra Brettkelly, sobre a estilista chinesa Guo Pei, responsável pelo icônico vestido amarelo de Rihanna no MET Gala em 2015. O filme, que foi candidato ao Oscar de Melhor Filme Estrangeiro indicado pela Nova Zelândia, também estará disponível online, na plataforma do festival.
Entre outros títulos internacionais, estão In the footsteps of Christian Louboutin, de Olivier Garouste, sobre o criador do icônico sapato de sola vermelha; Westwood: Punk, Icon, Activist, de Lorna Tucker, traz a estilista inglesa Vivienne Westwood numa longa jornada que moldou a estética punk, desde os anos 70 até os dias de hoje; Karl Lagerfeld se dessine, inédito no Brasil, dirigido por Loïc Prigent, em que o estilista alemão fala sem restrições de sua infância, da frieza de seus pais e do grande amor de sua vida, Jacques de Bascher.
Também inédito no Brasil é o coreano One Man and His Shoes, de Yemi Bamiro, conta a história do tênis Air Jordan 1, inspirado no jogador Michael Jordan. Em Dries, o diretor Reiner Holzemer acompanhou durante um ano a vida de um dos maiores nomes da moda, o designer belga Dries van Noten.
Há também os filmes que focam na questão da sustentabilidade. Discount Workers, de Christopher Patz, mostra a transformação de Saeeda – de mãe doméstica a ativista influente – após o incêndio em uma fábrica têxtil em Karachi, no Paquistão, que matou mais de 260 trabalhadores, entre eles o seu único filho. True Cost, de Andrew Morgan, já é mais conhecido por aqui por ter sido exibido pela Netflix, e ainda é considerado um dos filmes mais importantes da atualidade, revelando o impacto sócio-ambiental que a indústria da moda tem causado no mundo.
Docs nacionais
O festival exibe o inédito O Ponto Firme, dirigido por Laura Artigas, que acompanha o processo criativo inusitado de um grupo de detentos que cria a primeira coleção do Projeto que ressignifica seu cotidiano e também seus papeis sociais. Nós já falamos bastante desse projeto por aqui.
Favela é Moda mostra a força estética e política de jovens modelos de uma agência localizada na favela do Jacarezinho, Zona Norte do Rio de Janeiro, em busca de realização pessoal no mundo da moda, em uma jornada que também nos revela a força da luta por inclusão e diversidade na sociedade e na moda brasileira.
Com suas imagens de arquivo e entrevistas com grandes nomes do universo fashion contemporâneo nacional, Moda brasileira – 1 olhar de Ruth Slinger, da artista Ruth Slinger, é um documento histórico sobre a evolução da moda no país.
No encerramento, o Feed Dog exibe um clássico maravilhoso e marco da cultura LGBTQIA+: Paris is Burning, de Jennie Livingston. A diretora passou sete anos imersa na subcultura Voguing, a dança que se baseava na cópia de poses da revista de moda Vogue, e que ganhou visibilidade mundial com o clipe da cantora Madonna. A sessão acontece exclusivamente de forma presencial, no dia 14.11, seguida de showcase com a “House of Xtravaganza BR”, com uma performance de voguing.
Confira a programação completa aqui.
Atividades paralelas
O festival tem uma programação de talks e oficinas que contou com a consultoria de Yamê Reis, coordenadora do curso de Design de Moda no IED-Rio. Os debates serão realizados no Teatro Riachuelo e serão transmitidos simultaneamente no canal do youtube do festival.
Há uma masterclass com Yamê e a comunicadora e apresentadora Giovanna Nader, com mediação da pesquisadora carioca Renata Abranchs (Bureau de Estilo). O programa conta ainda com dois debates. O primeiro Moda Brasileira Afro-Indigena: Diversidade e Estilo, traz Gisele Caldas (Ta Studios, RJ), Cintia Felix (Az Marias) e Day Molina (Nalimo) com mediação de Julia Vidal (RJ). Moda e Cinema reúne a figurinista Verônica Julian e mediação da curadora do festival, Flavia Guerra. E A sustentabilidade nos negócios de Moda é uma conversa entre Lilyan Berlim (Sebrae, RJ), Camila Yahn (FFW) e Rodrigo Cezário (BH), mediado por Yamê Reis.
O estilista e artista Fause Haten também participa de uma conversa com Flavia Guerra sua relação com outras áreas artísticas, como figurino, música, teatro, musicais e fotografia. O encontro acontece após a exibição do documentário inédito “Fause Haten.doc”, de Renato Rossi.
Serviço:
Feed Dog Brasil 2021
09 a 14 de Novembro – gratuito
Online – com acesso em todo Brasil
Presencial – Teatro Riachuelo (r. do Passeio, 38/40, Centro – Rio de Janeiro)