Os principais festivais de cinema anunciaram que seriam cancelados em março que seriam cancelados devido à pandemia do novo coronavírus. Mas isso não significa que eles não acontecerão. Assim como temos visto em muitos eventos de moda e música, eles estão fazendo uma migração para o digital, criando novas plataformas e estreitando laços com plataformas de video já existentes, como o Youtube.
A 73 edição do Festival de Cannes começa hoje (22.06) com o lançamento de seu Marché du Film online, criado para apoiar a indústria cinematográfica internacional. Exibições de filmes e outras atividades seguem até o dia 26.06 na página oficial do festival e com transmissão no Facebook.
Esta nova versão do Marché du Film, projetada para refletir a experiência tradicional de Cannes o mais próximo possível, oferecerá a profissionais de todo o mundo oportunidades para participar de mais de 150 eventos, palestras, painéis, reuniões rápidas e discussões em mesas-redondas. Parte destes eventos são direcionados exclusivamente aos profissionais da indústria, mas o público pode acompanhar alguns conteúdos muito interessantes, como concertos exclusivos de compositores de trilhas sonoras. Destacamos aqui o encontro entre Ryuchi Sakamoto e Laurie Anderson, na programação do Meet & Listen, dia 24.06 às 14h (horário de Brasília).
Sakamoto já assinou trilhas para filmes de Bernardo Bertolucci, Pedro Almodóvar e Alejandro González Iñárritu, entre outros, e convidou Laurie para se juntar a ele.
Entre os temas de mesas redondas, há um fórum de filmes europeus e um encontro com o tema Creating the New Normal: Intersectionality in the Film Industry.
+ Conheça os filmes que entraram na seleção oficial