FFW
newsletter
RECEBA NOSSO CONTEÚDO DIRETO NO SEU EMAIL

    Não, obrigado
    Aceitando você concorda com os termos de uso e nossa política de privacidade
    Figurino de Nicole Kidman é ponto alto de “Grace de Mônaco”, que faz estreia em Cannes
    Figurino de Nicole Kidman é ponto alto de “Grace de Mônaco”, que faz estreia em Cannes
    POR Augusto Mariotti

    Nicole Kidman como Grace Kelly no filme “Grace de Mônaco”, que estreia no festival de Cannes ©Reprodução

    O filme “Grace de Mônaco” (“Grace of Monaco” no título original) faz sua primeira apresentação nesta quarta-feira (14.05), na abertura do Festival de Cannes. O longa, dirigido por Olivier Dahan, com Nicole Kidman no papel principal, tem sido comentado há tempos, já que retrata um período de vida de uma das mulheres mais bonitas da história, a ex-atriz e princesa Grace Kelly.

    “Grace de Mônaco” também chega cercado por polêmicas. A família real de Mônaco não apoia o filme e não vai à exibição por achar que a história não é real e os fatos foram adulterados para fins comerciais. Ele não é um filme biográfico, mas uma semificção que mostra o momento em que Grace teve que escolher entre voltar a Hollywood para estrelar um filme de Alfred Hitchcock ou ajudar seu marido, o príncipe Rainier III, a sair de uma crise política com a França.

    Mas, se algo no filme deve ser unânime, só pode ser o figurino, criado por Gigi Lepage. Ela foi atrás das marcas preferidas de Grace Kelly e conseguiu boas contribuições, que vão de peças vintage originais a réplicas e novos itens, para deixar as roupas o mais próximo possível da realidade.

    Para começar, a Hermès deu livre acesso ao acervo da bolsa Kelly, um dos ícones da grife, criada para homenagear a princesa. Além disso, também emprestou seus famosos lenços de seda.

    A Dior reproduziu dois ternos femininos criados por Marc Bohan, então diretor criativo da marca, com a qual a princesa mantinha vínculos fortes. A Chanel emprestou um terno de Alta-Costura do Inverno 2012, enquanto Salvatore Ferragamo e Jimmy Choo contribuíram com sapatos. Os chapéus usados no filme foram criados por Alexandre Barthet, filho de Jean Barthet, o chapeleiro oficial da princesa de Mônaco.

    Lepage ainda criou uma série de vestidos que não são cópias formais, mas foram inspirados em fotografias da época, como um vestido criado em 1956 por Antonio del Castillo para a Lanvin, feito para ser usado na ocasião da Ordem de Saint-Charles, em Mônaco. Fotos mostram que a princesa usou a peça em ocasiões formais, incluindo uma visita a Paris com o presidente Charles de Gaulle, em 1959. “Trabalhei com uma cartela de cores específica que, em primeiro lugar, destaca seus cabelos loiros, olhos azuis e sua pele de porcelana. Pensei em tons que estavam na moda na época, como um amarelo pálido, que era um dos preferidos de Grace”, diz Lepage ao WWD.

    A Cartier também está presente com força, já que era a joalheria favorita de Grace. A tradicional marca parisiense recriou algumas das joias preferidas da princesa especialmente para o filme, como o anel de noivado que o príncipe Rainier deu quando a pediu em casamento, apenas três dias após conhecê-la: um estonteante anel de diamantes e esmeraldas.

    A marca esteve presente em muitos outros momentos da vida de Grace Kelly com peças especialíssimas, feitas sob encomenda, até o dia de sua morte, em 1982, aos 52 anos. Entre outras peças reproduzidas para o filme estão um broche encrustado de diamantes, um colar de diamantes de três voltas e uma tiara de diamantes e rubis, todas muito usadas por Grace (e altamente fotografadas).

    Na cena em que anuncia sua “aposentadoria” de Hollywood para se dedicar às obrigações com a família real, a loja da Cartier na rue de la Paix serve como pano de fundo.

    Para Lepage, pegar um filme como esse é voltar à sua paixão inicial pela moda. Antes de ser figurinista, ela trabalhou como assessora de imprensa para Yohji Yamamoto e Martine Sitbon e foi stylist do fotógrafo Jean-Baptiste Mondino. “Tenho paixão pelos grandes costureiros, bordadeiras e joalheiros. Quando uma oportunidade como essa aparece, é impossível deixar passar.”

    + Assista ao trailer de “Grace de Mônaco”:

    + Veja imagens de “Grace de Mônaco”:

    Não deixe de ver
    Zendaya aparece loira na press tour de seu novo filme
    Duna Parte Dois: O figurino futurista com referências dos anos 50
    Karl Lagerfeld: série que conta trajetória do estilista ganha data de estreia
    Oscar 2024: os penteados mais vistos no red carpet
    Oscar 2024: os melhores looks do tapete vermelho
    Zac Efron e Jeremy Allen White estrelam ‘The Iron Claw’, saiba curiosidades por trás do longa
    Zendaya como co-chair do Met Gala 2024, o novo produto de Hailey Bieber, Ganni à venda no Brasil e muito mais
    Christian Dior nas telas: série ‘The New Look’ já está disponível na Apple TV
    Ayo Edebiri e Rachel Sennott: Conheça o duo pop do momento
    Os primeiros looks de Zendaya na Press Tour de Duna 2
    FFW