Com a aprovação na semana passada do casamento entre pessoas do mesmo sexo nos Estados Unidos, o clima para o Rio Festival Gay de Cinema 2015, que começa nesta quinta-feira (02.07), não poderia ser melhor. O Rio de Janeiro se transforma na capital mundial do cinema de gênero e sexualidade até o dia 12 de julho, período em que serão exibidas 124 produções, sendo 27 longas e 97 curtas.
O documentário “Gazelle — The Love Issue”, de Cesar Terranova, será exibido na abertura do festival, com presença do diretor e de Gazelle Paulo, protagonista. O filme conta a história de Paulo, brasileiro de 45 anos que trabalha como comissário de bordo. Ele é internacionalmente famoso no mundo underground pelo seu alter-ego artístico Gazelle e pela “Gazelland”, publicação de artistas, fotógrafos, performers e designers de um segmento da comunidade gay e transexual da vida noturna de Londres, Nova York e São Paulo. Após a morte de Eric, seu parceiro de sete anos, Paulo se vê em perigo. Para sobreviver, ele começa a filtrar o que importa em sua vida. Gazelle, então, torna-se ainda mais importante para Paulo, que usa seu alter-ego para expressar sentimentos e sonhos.
O filme ganhou o prêmio Coelho de Ouro (melhor filme) do Festival Mix Brasil do ano passado e também será exibido no Madrid International Film Festival (Espanha) e no Manchester Film Festival (Inglaterra).
+ Leia matéria sobre o filme “Gazelle — The Love Issue”
Rio Festival Gay de Cinema 2015 @ Rio de Janeiro
De 2 a 12 de julho
124 produções (27 longas e 97 curtas)
Principais espaços de exibição: Cine Odeon, Livraria Cultura, Cine Joia e Cine Arte UFF
Veja a programação completa em www.riofgc.com