Imagem do filme “Os Guarda-Chuvas do Amor”, com Catherine Deneuve ©Reprodução
O grupo LVMH está patrocinando a transcrição para digital do filme francês “Os Guarda-Chuvas do Amor”, que será apresentado durante o Festival de Cannes 2013, que acontece entre os dias 15 e 26 de maio, na seção “Cannes Classics”. O musical, com direção e roteiro de Jacques Demy com a jovem Catherine Deneuve no papel principal, ganhou em 1964, ano de seu lançamento, o prêmio Palma de Ouro, e nos dois anos seguintes foi indicado para cinco Oscars.
A passagem de filmes antigos para versões digitais permite não só a preservação da qualidade das imagens e do som originais através da utilização de novas técnicas de conservação, como também torna a obra disponível para cinemas que só possuam projeção digital.
Esta não é a primeira vez que o grupo LVMH apoia uma atividade cultural que não está diretamente ligada à moda. Há pouco tempo a Fendi, marca integrante do grupo, anunciou o projeto “Fendi for Fountains”, que em quatro anos promete restaurar as cinco principais e mais icônicas fontes romanas.
Iniciativas deste gênero são cada vez mais comuns em grifes internacionais. Marcas como Fendi, Chanel, Louis Vuitton e Burberry carregam em si e nas suas peças tanta história e cultura de um determinado país ou cidade, que preserva-la chega a ser tão importante quanto criar peças novas.