Um dos desenhos do filme “Paperman”, indicado ao Oscar 2013 de Melhor Curta de Animação ©Reprodução
Entre as categorias mais populares da cerimônia do Oscar, como a de Melhor Filme e Melhor Ator, estão outras menos conhecidas, mas nem por isso menos importantes — como a de Melhor Curta de Animação, em que se encontram obras criativas, comoventes e realizadas com técnicas inovadoras.
Abaixo você confere as sinopses e, na íntegra, todos os filmes indicados na categoria de Melhor Curta de Animação no Oscar 2013, que acontece no dia 24 de fevereiro.
“Adam and Dog”, Minkyu Lee:
Imagem do curta “Adam and Dog” ©Reprodução
Criado por um grupo de amigos da área da animação, “Adam and Dog” é um tradicional filme 2D que conta com cenários de beleza estonteante para relatar os primórdios da longa história de amizade entre homens e cachorros. Passado no Jardim do Éden, o curta mostra como o cachorro se aproximou de Adão e como ele se tornou, desde então, a sua melhor companhia.
“Fresh Guacamole”, PES:
O guacamole do filme “Fresh Guacamole” ©Reprodução
Criado com técnicas de stop motion e com muita imaginação, o diretor PES (Adam Pesapane) mostra como fazer um guacamole com objetos como granadas, lâmpadas de natal, dados, bolas de golf e fichas de poker. Além de PES ser considerado um dos maiores gênios do stop motion, este é também o filme mais curto já indicado a um Oscar.
“Head Over Heels”, Timothy Reckart e Fodhla Cronin O’Reilly:
O casal de “Head over Heels” ©Reprodução
Dirigido por Timothy Reckart e produzido por Fodhla Cronin O’Reilly, o curta conta a história que acaba se repetindo com muitos casais depois de anos de casamento. Os personagens, Walter e Madge, vivem vidas separadas na mesma casa – ele vive no chão e ela no teto -, e mal se olham. Quando Walter tenta resgatar o amor perdido, a sua vida dá uma volta e o casal tem que descobrir uma forma de coloca-la no lugar. No final – bem comovente -, tudo se resolve com muita criatividade e, claro, com a força do amor. O filme foi realizado com técnicas de stop motion por uma equipe de onze alunos da britânica National Film and Television School; os bonecos foram criados por dois alunos de modelagem da Universidade de Arte em Bournemouth, no Reino Unido.
Maggie Simpson em “The Longest Daycare”, David Silverman:
O filme “The Longest Daycare” ©Reprodução
Protagonizado por Maggie Simpson, a filha caçula da famila Simpson, o filme conta a história de um dia na creche de Maggie, bem ao estilo da família de Springfield. Depois de passar por um rigoroso controle de qualidade e de os restantes bebês da creche fazerem da sua vida um inferno, ela tenta salvar uma borboleta de ser morta por um dos seus coleguinhas. A sua inteligência e teatralidade resolvem o problema. O filme contou com toda a participação da equipe Simpsons.
“Paperman”, John Kahrs:
A história inspiradora de “Paperman” ©Reprodução
Criado por uma equipe dos estúdios de animação da Walt Disney, o curta mistura técnicas de desenho manual com animação gerada por computador. A narrativa conta a história de um jovem que trabalha em um escritório em Nova York e, no caminho para o trabalho, conhece a mulher dos seus sonhos. Após descobrir que ela se encontra no prédio em frente ao seu, guiado pela sua paixão, munido de imaginação e pedaços de papel, ele tenta desesperadamente chamar a sua atenção. Mas o destino reserva-lhe outra sorte. Assista ao vídeo para saber como termina a história.