FFW
newsletter
RECEBA NOSSO CONTEÚDO DIRETO NO SEU EMAIL

    Não, obrigado
    Aceitando você concorda com os termos de uso e nossa política de privacidade
    Oscar 2015: os filmes indicados a melhor figurino
    Oscar 2015: os filmes indicados a melhor figurino
    POR Augusto Mariotti

    A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood anunciou nesta quinta-feira (15.01) os indicados ao Oscar 2015. “Birdman” e “O Grande Hotel Budapeste” são os principais concorrentes, como nove indicações cada, incluindo melhor filme. Saiba mais sobre os indicados ao Oscar 2015 de melhor figurino e escolha o seu favorito para torcer por ele na noite de 22 de fevereiro, quando acontece a cerimônia de entrega das estatuetas. Você poderá acompanhar aqui pelo FFW a cobertura do tapete vermelho.

    O Grande Hotel Budapeste” (“The Grand Budapest Hotel”)

    Oscar 2015 indicados melhor figurino Grande Hotel Budapeste 1

    Cena do filme “O Grande Hotel Budapeste” ©Divulgação

    Figurinista: Milena Canonero

    Esta é a nona vez em que a italiana Milena Canonero é indicada ao Oscar, sendo que ela já venceu três vezes (em 1975, com “Barry Lyndon”, em 1981, com “Carruagens de Fogo”, e em 2006, com “Maria Antonieta”). Milena contou com marcas como Fendi e Prada para construir o figurino. A Fendi usou sua expertise em pele para criar peças para Tilda Swinton (Madame D.) e Edward Norton (Inspetor Henckel). Para ele, a grife e Milena fizeram um casaco estilo militar em astracã cinza especialmente para recriar a atmosfera dos anos 1920. Da Prada, Madame D. ganhou um conjunto exclusivo de 21 malas e baús, inspiradas nos modelos vintage da marca e que refletem o glamour dos anos 1920 e 30 — os conjuntos são equipados com gavetas internas e compartimentos externos, moldura de madeira envolta em couro e revestimento de cetim. As malas foram pintadas pelo artista Mieke Casal com as iniciais da personagem. O longa, inspirado em textos de Stefan Zweig , conta as aventuras de Monsieur Gustave H. (Ralph Fiennes), um lendário concierge em um famoso hotel europeu entre as duas guerras mundiais, e do Sr. Moustafa (F. Murray Abraham/Tony Revolori), o mensageiro, que se torna seu fiel amigo.

    + Leia matéria sobre o filme “O Grande Hotel Budapeste

    + Assista ao trailer:

    Vício Inerente” (“Inherent Vice”)

    Oscar 2015 indicados melhor figurino Vicio Inerente 2

    Joaquin Phoenix é o protagonista de ” Vício Inerente” ©Divulgação

    Figurinista: Mark Bridges

    Essa é a segunda indicação ao Oscar de Mark Bridges, que em 2012 foi indicado pela primeira vez e levou a estatueta por “O Artista”. Já fez o figurino de outros filmes do diretor Paul Thomas Anderson, como “Boogie Nights: Prazer Sem Limites” e “Magnólia”. Ele também assina o figurino de outro longa desta temporada: “Cinquenta Tons de Cinza”, da diretora Sam Taylor-Johnson, que ainda será lançado. Para o figurino de “Vício Inerente”, Bridges teve que fazer um mix de peças da época com artigos novos adaptados, além de fabricar alguns itens com tecidos vintage. Parte da pesquisa foi feita no departamento de figurino do Los Angeles County Museum of Art (Lacma). O macacão brilhante que uma recepcionista veste no filme, por exemplo, é um maiô Rudi Gernreich modificado. Uma das curiosidades é que Joaquin Phoenix, que interpreta Larry “Doc” Sportello, protagonista, levou para a casa as sandálias que o personagem usa para se acostumar a andar com elas. As roupas foram lavadas várias vezes para ficarem desgastadas e parecerem peças realmente usadas. O filme é baseado no livro homônimo de Thomas Pynchon e conta a história de um detetive particular que vive em uma praia da Califórnia nos anos 1970 que acaba envolvido em uma trama de crimes quando sua ex-namorada pede ajuda e desaparece.

    + Assista ao trailer:

    Caminhos da Floresta” (“Into the Woods”)

    Oscar 2015 indicados melhor figurino Into The Wood 4

    Meryl Streep em “Caminhos da Floresta” ©Divulgação

    Figurinista: Colleen Atwood

    Esta é a 11ª indicação de Colleen Atwood ao Oscar. Assim como sua colega Milena Canonero, indicada por “O Grande Hotel Budapeste”, ela já tem três estatuetas, conquistadas pelos figurinos de “Alice no País das Maravilhas”, de 2010, “Memórias de uma Gueixa”, de 2005, e “Chicago”, de 2002. Colleen não havia visto o musical de mesmo nome, e não procurou ver antes de fazer a pesquisa para o filme. Grande parte da inspiração veio quando ela se integrou às equipes que trabalhavam em outras áreas, em especial a da criação da floresta. O filme mistura vários contos de fadas diferentes e, por isso, ela se preocupou em manter essa distinção nos figurinos: Rapunzel segue um estilo mais Renascentista, Cinderela, mais século 18, enquanto outros seguem um estilo clássico de contos de fadas. Os personagens de vários contos se encontram dentro da mata onde um casal se embrenhou para quebrar uma maldição lançada por uma bruxa. Durante a busca, eles passam por Cinderela, Chapeuzinho Vermelho, Rapunzel e outros personagens.

    + Assista ao trailer:

    Malévola” (“Maleficent”)

    Oscar 2015 indicados melhor figurino Maleficient 1

    Angelina Jolie em “Malévola” ©Divulgação

    Figurinistas: Anna B. Sheppard e Jane Clive

    Enquanto esta é a primeira indicação de Jane Clive ao Oscar, Anna B. Sheppard já foi indicada outras duas vezes, mas nunca venceu. O filme conta a história de amor entre a fada Maleficient e um fazendeiro. O desejo por poder de Stefan o leva a traí-la, e Maleficient acaba por lançar uma maldição contra o fazendeiro e incita uma guerra. Segundo Anna, a atriz Angelina Jolie era a guia do time de designers. Um detalhe interessante é que os chifres usados por Angelina eram, na verdade, magnéticos: o cabelo era recoberto por uma espécie de turbante com ímãs, assim como os chifres, que podiam ser removidos facilmente.

    + Assista ao trailer:

    Sr. Turner” (“Mr. Turner”)

    Oscar 2015 indicados melhor figurino Mr Turner 4

    Timothy Spall em “Sr. Turner” ©Divulgação

    Figurinista: Jacqueline Durran

    Jacqueline Durran já foi indicada outras três vezes ao Oscar, e foi a vencedora de 2012 pelo trabalho em “Anna Karenina”. O filme é a cinebiografia do pintor inglês J.M.W. Turner (interpretado por Timothy Spall), cujo uso da luz e da cor ajudaria a estabelecer as bases para o movimento impressionista. Ele dedica sua vida ao trabalho, mas acaba se desentendendo com colegas pintores quando seu trabalho começa a romper com as convenções artísticas aceitas. Trabalhando com o período romântico da Inglaterra, Jacqueline Durran veste Turner nos últimos 25 anos de sua vida com roupas escuras. Essa paleta permite que o olho mantenha o foco em suas representações, para a época controversas, da “luz ao redor”. Para ela, a escolha também tem por objetivo retratar como as pessoas realmente se vestem e, assim, passar veracidade.

    + Assista ao trailer:

    + Veja também os indicados na categoria melhor maquiagem e cabelo:

    Bill Corso e Dennis Liddiard, de “Foxcatcher”

    Frances Hannon e Mark Coulier, de “O Grande Hotel Budapeste” (“The Grand Budapest Hotel”)

    Elizabeth Yianni-Georgiou e David White, de “Guardiões da Galáxia” (“Guardians of the Galaxy”)

    + Veja mais imagens na galeria de fotos.

    Não deixe de ver
    David Lynch, diretor de clássicos como Blue Velvet e Twin Peaks, morre aos 78 anos
    Babygirl, Nicole Kidman e o tabu da diferença de idade
    O figurino de “Queer” faz imersão no estilo masculino dos anos 1950
    Você também faz rodízio de streaming?
    Biblioteca Mário de Andrade celebra 100 anos do Manifesto Surrealista
    Senna: série da Netflix ganha trailer e estreia em novembro
    A visão estética de Luca Guadagnino
    Era Indetectável: quando o ideal de idade e aparência não se conectam
    Longlegs: Por trás do visual do aguardado filme
    FFW