29.04.2020 / Cinema / por

Principais festivais de cinema do mundo irão transmitir sua programação online e gratuita via YouTube

Depois do Global Citizen (One World Together at Home) em que mais de 50 músicos se apresentaram, agora é a vez do cinema trazer uma nova proposta de festival. É o We Are One: A Global Film Festival que reúne mais de 20 festivais que tiveram que cancelar seus eventos por conta do novo corona vírus. De 29 de maio a 7 de junho, eles irão transmitir gratuitamente no YouTube os filmes que seriam exibidos nos festivais de Cannes, Berlim, Toronto, Veneza, Sidney, Tóquio, Tribeca, BFI, entre outros.

Com uma programação de documentários, curtas, longa metragens e musicais, o festival vai pedir doações que serão enviadas para a World Health Organisation e suas ativações locais pelo mundo.

“Estamos orgulhosos de participar junto dos festivais parceiros para destacar filmes e talentos verdadeiramente extraordinários, permitindo que o público experimente as nuances da narrativa de todo o mundo e as personalidades artísticas de cada festival”, disse Pierre Lescure, presidente do Festival de Cannes.

Uma série de painéis com profissionais da indústria do cinema também está prevista para acontecer durante a programação. “O festival reúne curadores, artistas e contadores de histórias para entreter e proporcionar alívio ao público em todo o mundo”, diz Jane Rosenthal, diretora do Tribeca.

É interessante ver organizações concorrentes deixando de lado a competição habitual entre elas e tirando o melhor proveito da situação para um bem maior.

A realização de um festival online e gratuito já tem trazido muitas ideias de como isso se manteria relevante no futuro, quando o isolamento social acabar. Certamente é um novo jeito das pessoas se engajarem com o cinema. O crítico de filmes do The Guardian indicou um prêmio da audiência, com o público votando online os melhores de cada categoria. Outra sugestão é manter a programação disponível full time ao longo dos 10 dias de “evento” em vez de ter poucos horários e datas específicos para cada filme.

A única questão é a qualidade da transmissão x quantidade de acessos ao mesmo tempo. Ver um filme que é interrompido o tempo todo pode levar à desistência. De qualquer maneira, nós, o público, certamente ganhamos um presente: poder mergulhar nas novidades dos melhores diretores e contadores de histórias do mundo.

Lista completa dos festivais participantes: Annecy International Animation Film Festival, Berlin International Film Festival, BFI London Film Festival, Cannes Film Festival, Guadalajara International Film Festival, International Film Festival & Awards Macao (IFFAM), Jerusalem Film Festival, Mumbai Film Festival (MAMI), Karlovy Vary International Film Festival, Locarno Film Festival, Marrakech International Film Festival, New York Film Festival, San Sebastian International Film Festival, Sarajevo Film Festival, Sundance Film Festival, Sydney Film Festival, Tokyo International Film Festival, Toronto International Film Festival, Tribeca Film Festival e Venice Film Festival.


Relacionadas


Veja Também

Assine a newsletter do FFW

Seja o primeiro a ter acesso a conteúdos exclusivos. Nós chegaremos ao seu email semanalmente quando tivermos algo realmente cool e relevante para dividir.

×