FFW
newsletter
RECEBA NOSSO CONTEÚDO DIRETO NO SEU EMAIL

    Não, obrigado
    Aceitando você concorda com os termos de uso e nossa política de privacidade
    Quem são os figurinistas indicados ao Oscar 2018
    Quem são os figurinistas indicados ao Oscar 2018
    POR Redação

    Com colaboração de Danilo Bonfim

    O FFW mostra abaixo quem são os indicados na categoria de Melhor Figurino. Com exceção de um, todos os figurinistas já foram nomeados ou já ganharam um Oscar. Apesar de não figurar entre as principais categorias da premiação, o trabalho do figurinista é de primeira importância em um filme. Sua contribuição é muito mais profunda do que simplesmente arranjar roupas para os atores. Eles constroem o personagem e mostram quem eles são através do figurino.

    Veja abaixo quem são indicados. A premiação acontece dia 4 de março. E faça suas apostas!

    Luis Sequeira (A Forma da Água)

    O canadense de origem portuguesa Luis Sequeira assina o figurino do novo filme de Guillermo Del Toro “A Forma da Água”. Com trabalhos em filmes como “A Coisa” (2011) e “Carrie” (2013), esta é sua primeira indicação a um prêmio importante. Sequeira buscou inspiração no cinema noir e na série Twilight Zone (1959-1964) para compor as roupas das personagens do filme, que é líder em indicações ao Oscar, incluindo Melhor Filme, Melhor Diretor e Melhor Roteiro Original.

    Jacqueline Durran (O Destino de uma Nação e A Bela e a Fera)

    A britânica Jacqueline Durran é veterana na premiação. Ela já foi venceu na categoria com Anna Karenina (2013) e foi indicada por seu trabalho em “Mr Turner” (2015), “Desejo e Reparação” (2008) (lembra do vestido verde usado por Keira Knightley?) e “Orgulho e Preconceito” (2006). Neste ano, ela já sai na vantagem, pois concorre em dois filmes: “O Destino de uma Nação” (2017), que conta a história do primeiro-ministro da Inglaterra Winston Churchill na década de 40, e a “A Bela e a Fera”. Para o figurino de “A Bela e a Fera”, Durran trabalhou com as associações Eco Age e Green Carpet Challenge, que utilizaram tintas naturais e de baixo impacto nas roupas, criando peças sustentáveis e com tecidos orgânicos.

    Mark Bridges (Trama Fantasma)

    Este é o oitavo filme que Mark Bridges colabora com o diretor Paul Thomas Anderson, ou seja, todos. Bridges, que já venceu o Oscar de Melhor Figurino com o longa O Artista (2012), disse que ficou extremamente excitado com este trabalho, onde quis ilustrar a vida interior das personagens com o que eles usam no exterior. Para traduzir estes sentimentos, Mark visitou os arquivos do Victoria & Albert Museum para garimpar peças vintage de marcas como Balmain, Balenciaga, Victor Stiebel e Normal Hartnell.

    Ambientado na moda britânica dos anos 50, Trama Fantasma conta a história do estilista Reynolds Woodcock (Daniel Day-Lewis) e sua irmã (Lesley Manville), que vestem realezas, estrelas do cinema e socialites. Solteiro convicto, o estilista encontra a jovem e decidida Alma (Vicky Krieps), que rapidamente o encanta e torna-se sua musa e amante. Controlado e metódico, ele percebe que sua vida perfeita é desbalanceada por esse amor. O figurino consegue refletir todas as nuances, além de representar belamente a época e o ambiente.

    Consolata Boyle (Victoria & Abdul)

    A figurinista irlandesa Consolata Boyle é outra antiga conhecida da Academia. Esta é a terceira vez que concorre ao prêmio e muitos de seus trabalhos envolvem histórias de mulheres reais, como “Florence: Quem é Esta Mulher?” (2016), “A Dama de Ferro” (2011) e “A Rainha” (2006).

    Dirigido por Stephen Frears, Victoria e Abdul conta a história da amizade entre a Rainha da Inglaterra Victoria (Judi Dench) e seu criado indiano Abdul (Ali Fazal) no século 19. “A própria palavra vitoriana (Victoria deu seu nome a todo esse período) ressoa com a escuridão, o luto e a morte… Então há muito preto, e tudo isso se reflete em torno de Victoria, e à medida que a história evolui, inseri elementos de cor: preto-marrom, cinza-preto e branco-preto, porque o branco também era pensado como uma cor de luto. Tive muitas conversas com o diretor de fotografia Danny Cohen sobre como lidar com todos os pretos. A história de luto e tristeza se refletiria nos elementos tridimensionais do vestido de Victoria. E foi assim que contamos a história, esperamos expressar o peso da era vitoriana em seu corpo, e contrastamos isso com a luz, o ar e o exotismo do ambiente indiano de Abdul”, disse a figurinista ao Entertainment Weekly.

    Nossa aposta: Mark Bridges com Trama Fantasma

    Não deixe de ver
    Zendaya aparece loira na press tour de seu novo filme
    Duna Parte Dois: O figurino futurista com referências dos anos 50
    Karl Lagerfeld: série que conta trajetória do estilista ganha data de estreia
    Oscar 2024: os penteados mais vistos no red carpet
    Oscar 2024: os melhores looks do tapete vermelho
    Zac Efron e Jeremy Allen White estrelam ‘The Iron Claw’, saiba curiosidades por trás do longa
    Zendaya como co-chair do Met Gala 2024, o novo produto de Hailey Bieber, Ganni à venda no Brasil e muito mais
    Christian Dior nas telas: série ‘The New Look’ já está disponível na Apple TV
    Ayo Edebiri e Rachel Sennott: Conheça o duo pop do momento
    Os primeiros looks de Zendaya na Press Tour de Duna 2