Pôsteres de “Girl Model”, “The Tents”, “Catwalk” e “Fashion Victim: The Killing of Gianni Versace” ©Reprodução
O site da revista “Dazed & Confused” listou 10 documentários de moda que considera como os melhores e mais relevantes produzidos até hoje. A seleção foi motivada pelo lançamento de “Mademoiselle C”, filme em que o diretor Fabien Constant acompanha Carine Roitfeld no fechamento da primeira edição do “CR Fashion Book”, publicação semestral que ela criou após deixar a “Vogue” francesa.
Entre os documentários que integram a lista da “Dazed & Confused”, alguns podem ser assistidos na íntegra na internet, enquanto outros, mais antigos, só têm seus trailers disponíveis. “McQueen and I”, de 2011, por exemplo, pode ser visto por completo no Youtube; nele, a diretora Louise Osmond celebra o brilhantismo de Alexander McQueen, morto há quase quatro anos, além de explorar sua ligação com Isabella Blow a partir, inclusive, de depoimentos inéditos.
Já “The Secret World of Haute Couture”, produzido pela BBC em 2007, explica o que é, onde se produz e quem tem acesso à alta-costura. “Fashion Victim: The Killing of Gianni Versace” (2001), também da rede britânica, investiga a morte de Gianni Versace, fundador da Versace, que foi assassinado por Andrew Cunanan em 1997. “Girl Model”, de 2011, acompanha adolescentes em um casting de modelos na Sibéria, Rússia, e apresenta o lado solitário da profissão.
“McQueen and I”, de 2011:
“The Secret World of Haute Couture”, de 2007:
“Le jour d’avant: Isabel Marant”:
“Girl Model”, de 2011:
“Fashion Victim: The Killing of Gianni Versace”, de 2001:
“The Legend of Leigh Bowery”, de 2002:
“Catwalk”, de 1996; pt. 1:
“Saga: John Galliano”, pt. 1:
“Don Letts: Subculture”, de 2012:
“The Tents”, de 2012: