FFW
newsletter
RECEBA NOSSO CONTEÚDO DIRETO NO SEU EMAIL

    Não, obrigado
    Aceitando você concorda com os termos de uso e nossa política de privacidade
    Spring Breakers
    Spring Breakers
    POR Redação

    Ashley Benson, Selena Gomez, Vanessa Hudgens e Rachel Korine, protagonistas do filme “Spring Breakers” ©Reprodução

    Com duas ex-“garotas da Disney” e James Franco no elenco, “Spring Breakers”, dirigido por Harmony Korine, roteirista de “Kids” e “Ken Park”, traz a história de quatro jovens universitárias que, em busca de diversão – leia-se adrenalina, drogas e sexo –, ultrapassam todos os limites morais e legais para conquistar, simplesmente, “férias para sempre”. Quarto longa-metragem de Korine, a obra segue a linha do primeiro filme que ele dirigiu, “Vida Sem Destino” (1997), mas com uma estética pop e apelo muito mais comercial.

    À parte à trama, roteirizada pelo próprio Korine, o filme apresenta uma fotografia distinta em dois momentos: no início, quando Faith, Candy, Brit e Cotty se encontram sozinhas na universidade, sem dinheiro para viajar durante o recesso das aulas (o chamado “spring break”), a luz é fria, empalidecendo as personagens. Quando elas assaltam um restaurante de fast food e conseguem levantar “os recursos” para ir à Flórida, as cenas são dominadas por cores saturadas, talvez uma referência ao uso de drogas alucinógenas.

    – Trailer de “Spring Breakers”, dirigido por Harmony Korine:

    Já na Flórida, Brit, Candy, Cotty e Faith vivem dias repletos de sol, álcool e biquínis em cores neon ao redor de outras centenas de jovens seminus que abstraem a existência de quaisquer responsabilidades. No meio da diversão, as quatro são presas pelo assalto; é neste momento que surge o personagem mais inusitado de “Spring Breakers”: Alien (James Franco), um rapper e “gangsta” branco, com dreads e grills, que paga a fiança das garotas e apresenta a elas o seu mundo de oportunidades fáceis.

    O figurino das meninas, pensado pela americana Heidi Bivens, é cheio de cropped tops, micro shorts e biquínis, tudo super colorido, jovem e sexy bem ao gosto de Terry Richardson e sua estética nua e crua.

    James Franco como Alien, em “Spring Breakers” ©Reprodução

    A partir de então, três delas (já que Faith, vivida por Selena Gomez, decide voltar para casa) dão vazão a todo seu “apetite por amoralidade”, como chamou David Rooney, do “The Hollywood Reporter”. Já familiarizadas e imersas no ambiente de Alien, Brit, Candy e Cotty pegam em armas e envolvem-se em orgias. O “sonho americano” foi subvertido, mas não tão seriamente quanto em “Kids” e “Ken Park”. Mas, talvez o propósito do diretor e roteirista seja mesmo unir “Scarface” (1983) a Britney Spears, tal qual a hipótese levantada pelo “The Huffington Post”.

    Por falar em Britney Spears, a trilha sonora é parte essencial do filme e possibilita ao espectador vivenciar as suas reviravoltas e, por que não, se identificar com as protagonistas. Cliff Martinez, responsável por “Drive” (2011) e “Traffic: Ninguém Sai Limpo” (2000), produziu as músicas originais ao lado de Skrillex. Já “Baby One More Time” e “Everytime”, de Spears, são cantadas por Brit, Candy, Cotty e Faith, ou seja, Ashley Benson, Vanessa Hudgens, Rachel Korine e Selena Gomez, e editadas no longa-metragem como se fossem videoclipes. A trilha ainda tem faixas de Nicki Minaj e The Black Keys.

    Pôsteres de “Spring Breakers”, dirigido por Harmony Korine ©Reprodução

    Apresentado no último Festival de Cinema de Veneza, “Spring Breakers” recebeu o Future Film Festival Digital Award e foi nomeado ao Leão de Ouro. Nos Estados Unidos, o filme estreia no dia 22 de março, mas ainda não há previsão para sua chegada no Brasil.

    Não deixe de ver
    David Lynch, diretor de clássicos como Blue Velvet e Twin Peaks, morre aos 78 anos
    Babygirl, Nicole Kidman e o tabu da diferença de idade
    O figurino de “Queer” faz imersão no estilo masculino dos anos 1950
    Você também faz rodízio de streaming?
    Biblioteca Mário de Andrade celebra 100 anos do Manifesto Surrealista
    Senna: série da Netflix ganha trailer e estreia em novembro
    A visão estética de Luca Guadagnino
    Era Indetectável: quando o ideal de idade e aparência não se conectam
    Longlegs: Por trás do visual do aguardado filme
    FFW