16.01.2019 / Comportamento / por

Assista aqui ao documentário da Batekoo, festa-manifesto do movimento negro e LGBTQIA

Imagem do doc da Batekoo / Cortesia
Imagem do doc da Batekoo / Cortesia

A história do coletivo baiano Batekoo é tema de um documentário produzido pela Red Bull TV e que você pode assistir na íntegra nesta página. Inspire the Night: Batekoo traz depoimentos dos fundadores e de artistas fãs do coletivo que acompanharam desde o começo a trajetória e a importância social das festas e eventos, como Rincon Sapiência, Karol Conká e MC Soffia.

Criada em 2014, em Salvador, a festa tornou-se um manifesto do movimento negro e LGBTQIA, principalmente entre jovens que vivem nas periferias e que veem nas atividades do núcleo um lugar seguro para se divertir. Aos poucos, foi conquistando cidades como Rio de Janeiro, São Paulo e Belo Horizonte, com seus sons oriundos da cultura negra, como hip-hop, trap, twerk e funk.

O doc acompanha os seis jovens (Wesley, Maurício, Artur, Kiara, Juju e Renata) que juntos criaram a Batekoo, revelando suas raízes, ideais e sua luta diária contra preconceitos de todo o tipo. “Participar do doc foi algo que mexeu mais comigo do que eu imaginava. Trouxe à tona a forma como as pessoas me enxergam e o pouco que sei sobre eu mesma: minha irmã assumiu preconceitos em frente à câmera, o bairro inteiro ficou ao meu redor, uma galera que eu nem sabia mostrou o quanto me admira”, conta Juliana Andrade, ou Juju ZL, que também é atriz e dançarina da companhia da própria Batekoo e hoje mora em Cidade Tiradentes, na periferia de São Paulo.

Mauricio, um dos fundadores da Batekoo / Cortesia
Mauricio, um dos fundadores da Batekoo / Cortesia

A Batekoo é uma das festas mais importantes da cena hoje por ser um ambiente livre de preconceitos e que promove a representação de jovens negros periféricos, fortalecendo o movimento negro e também o LGBTQIA. É mais do que festa, é um movimento que se expressa através da dança, da música, da liberdade e da cultura negra e periférica.

Esta é a terceira temporada da série Inspire the Night, que investiga cenas e produtores da noite ao redor do mundo.

Assista ao doc abaixo:


Relacionadas


Veja Também

Assine a Newsletter do FFW

Receba semanalmente no
seu e-mail nossos conteúdos
especiais e exclusivos

×