FFW
newsletter
RECEBA NOSSO CONTEÚDO DIRETO NO SEU EMAIL

    Não, obrigado
    Aceitando você concorda com os termos de uso e nossa política de privacidade
    Bixa Travesty: após muitos prêmios, filme com Linn da Quebrada entra em cartaz
    Bixa Travesty: após muitos prêmios, filme com Linn da Quebrada entra em cartaz
    POR Redação
    https://youtu.be/EZt0wqLvZtg

    Após circular festivais pelo mundo (com muito sucesso), estreou ontem no Brasil o filme Bixa Travesty, de Kiko Goifman e Claudia Priscilla, documentário apresentado no festival de Berlim 2018 e vencedor do prêmio Teddy, dedicado a obras com temática LGBTQIA+. Ele também ganhou prêmios nos festivais de Toronto, Barcelona, Brasília e no Mix Brasil.

    O filme captura o corpo político da cantora negra e transexual Linn da Quebrada, que foi aplaudida de pé na sessão do Festival de Brasília.

    Linn é a força motriz do filme não apenas como personagem, mas também como roteirista. “Esse filme não é sobre a Linn, é com a Linn. Ela foi determinante na escolha de locações e personagens e também questionava os assuntos”, diz Goifman em entrevista no festival de Berlim.

    O doc captura tanto sua esfera pública quanto privada, de forma que vemos tanto sua figura de palco impactante e inusitada, mas também sua batalha pela desconstrução de esteriótipos, sejam eles de gênero, raça ou classe.

    O documentário “Bixa travesty” começa com a rapper trans Linn da Quebrada olhando para a câmera e mandando um recado, quase em tom de ameaça, para o patriarcado: “Vamos aprender suas técnicas e aprimorá-las”.

    Em entrevista ao Globo, Linn diz: “Antes eu era traveco, agora sou mulher”, definindo-se como bicha, travesti e mulher cisgênero. Ela também revela que, antes de ser Linn, foi Luno e, aos 17 anos, Laura. “Linn da Quebrada vem dos cacos de um espelho que antes refletia um homem”, conta.

    Questionado sobre as cenas de nudez explícita na mesma entrevista, Koifman rebate: “Por que não mostrar? O filme vai ficar comercialmente mais viável? Dane-se. A gente não é comercialmente viável”.

    Já Claudia destaca a desestrutura de feminino e masculino que as pessoas trans e travestis trazem para a sociedade. “A gente vai ter que repensar o que é mulher e o que é homem a partir das pessoas trans”. Kiko complementa: “Essa tem que ser uma questão geral de direitos humanos.Ela não tem que ser uma coisa de nicho mais. Isso acabou”.

    Bixa Travesty já está em cartaz em cinemas espalhados pelo Brasil.

    + Escute a trilha do filme aqui via Spotify

    Não deixe de ver
    Moda e comida estão cada vez mais juntas
    Está todo mundo correndo? Como a corrida se tornou o esporte que mais atrai praticantes
    Beyoncé abre inscrições de bolsas de R$25 mil para empreendedores negros e indígenas do Brasil
    O livro é o mais novo acessório da moda. E também o mais cool
    Fresh Prince da Bahia e a revolução cultural da Batekoo
    Maturidade x Plasticidade: Supermodelos, retoques e a ilusão da juventude na moda
    Por que estamos nostálgicos do que vivemos há tão pouco tempo?
    Quiet Luxury: Por que todos querem se vestir como os bilionários?
    Stylists e influencers: até que ponto vai a personalidade quando se terceiriza um estilo pessoal?