FFW
newsletter
RECEBA NOSSO CONTEÚDO DIRETO NO SEU EMAIL

    Não, obrigado
    Aceitando você concorda com os termos de uso e nossa política de privacidade
    Empresa tradicional no Reino Unido passa a vender uniformes escolares sem divisão de gênero
    Foto: Reprodução
    Empresa tradicional no Reino Unido passa a vender uniformes escolares sem divisão de gênero
    POR Redação

    Uma das mais antigas empresas de uniformes escolares do Reino Unido não irá mais vendê-los como sendo femininos ou masculinos: as roupas serão, a partir de agora, promovidas como sem gênero, removendo inclusive as cores nas embalagens, caso elas signifiquem uma divisão de gênero.

    A Stevensons vende uniformes desde 1925 e atende mais de 500 escolas, entre públicas e particulares, incluindo aí escolas de elite como a Eton (onde estudam muitos membros da realeza) e instituições como a Royal Ballet, a escola militar Duke de York e o coral da Catedral Westminster. Ou seja, um sopro de ar fresco dos novos tempos na tradição.

    Ao The Guardian, um porta voz da empresa disse que estava respondendo às preocupações de algumas escolas. “Sinto simpatia pela mudança em direção a um uniforme escolar neutro em termos de gênero e estamos removendo todas as referências, diretas e indiretas, a meninos e meninas nas linhas que vendemos”, disse ao jornal o atual diretor e neto do fundador, Mark Stevenson. 

    Porém, ele ainda ressalva que “estamos vendendo apenas uniformes ditados pelas próprias escolas e, às vezes, acontece que a orientação deles ainda é específica para o gênero. Quando as escolas nos telefonam para discutir a questão, minha primeira pergunta é se suas próprias regras uniformes são neutras em termos de gênero”. 

    Outras empresas que vendem uniformes e atendem às escolas, como as lojas John Lewis e M&S, ainda promovem seus produtos especificamente para meninos e meninas.

    A atitude da Stevensons acompanha um projeto de lei em andamento no Reino Unido.  Segundo os planos apresentados no manifesto dos Democratas Liberais, as escolas receberiam ordens para permitir que as crianças usassem uniformes de gênero neutro. Layla Moran, porta-voz de educação do partido, apresentou um projeto de lei sobre o assunto no último parlamento e disse que as regras existentes estavam “totalmente desatualizadas” e que é importante construir uma cultura de aceitação nas escolas.

    Não deixe de ver
    Moda e comida estão cada vez mais juntas
    Está todo mundo correndo? Como a corrida se tornou o esporte que mais atrai praticantes
    Beyoncé abre inscrições de bolsas de R$25 mil para empreendedores negros e indígenas do Brasil
    O livro é o mais novo acessório da moda. E também o mais cool
    Fresh Prince da Bahia e a revolução cultural da Batekoo
    Maturidade x Plasticidade: Supermodelos, retoques e a ilusão da juventude na moda
    Por que estamos nostálgicos do que vivemos há tão pouco tempo?
    Quiet Luxury: Por que todos querem se vestir como os bilionários?
    Stylists e influencers: até que ponto vai a personalidade quando se terceiriza um estilo pessoal?