FFW
newsletter
RECEBA NOSSO CONTEÚDO DIRETO NO SEU EMAIL

    Não, obrigado
    Aceitando você concorda com os termos de uso e nossa política de privacidade
    #heelconcept: fotos de saltos altos bizarros viram tendência na internet
    Primeira foto compartilhada por @m.sty ©Reprodução?Instagram
    #heelconcept: fotos de saltos altos bizarros viram tendência na internet
    POR Redação
    Fotos compartilhadas com a hashtag #heelconcept ©Reprodução/Instagram

    Fotos compartilhadas com a hashtag #heelconcept ©Reprodução/Instagram

    A internet tem mesmo suas maravilhas, mistérios e esquisitices. Como explicar que uma ideia simples e aparentemente sem sentido se espalhe pelo mundo e mobilize centenas de pessoas? Esse é o caso da hashtag #heelconcept (algo como salto conceitual, em tradução livre), criada há cerca de dois meses, somando hoje mais de 830 fotos, e que tem chamado atenção do universo fashion.

    A proposta é a seguinte: clicar seus pés sobre saltos feitos a partir dos mais inusitados objetos e postar no Instagram. De produtos de beleza a comida, passando por animais de estimação e até rostos humanos, quanto mais estranho o suporte, melhor. O primeiro post com a hashtag foi publicado por @m.sty, cujo nome real é Misty Pollen, uma artista e designer de tecidos americana. “Eu postei uma foto da minha perna enquanto pisava em uma escultura de bronze feita por mim de uma figura chupando o próprio falo”, explicou ao site Dazed Digital. “Eu posso colocar todo o meu peso sobre ele, este foi o ímpeto, e, como ele tem forma de cunha, fez sentido fotografá-lo como um salto falso. Pouco depois, um punhado de outras pessoas começou a reproduzir essa fórmula de enquadramento. Eu inventei a hashtag para que pudesse ver todos os meus ‘saltos’ juntos.”

    Primeira foto compartilhada por @m.sty ©Reprodução/Instagram

    Primeira foto compartilhada por @m.sty ©Reprodução/Instagram

    Segundo Lukas Bentel, da startup de tecnologia e cultura nova-iorquina Hello Velocity, para além de mais um meme da internet, o #heelconcept pode ser o começo de algo maior. “Nós não sabemos (ou nos importamos) onde o #heelconcept vai acabar. Mas achamos que ele é apenas o começo. Temos certeza de que podemos esperar mais fotos de moda DIY pipocando nos próximos meses”, disse ao site. E ele continuou: “Tem a ver com a acessibilidade da moda por meio de imagens, reduzindo a barreira do artesanal e do custo da produção na moda. Tem a ver com a moda como uma plataforma para ideias e troca cultural entre todas as pessoas”.

    Mas as possibilidades do #heelconcept não param por aí. Por mais bizarras que sejam, as imagens compartilhadas podem servir de inspiração para designers que queiram fugir do convencional e ir além — como não lembrar do icônico salto Armadillo de Alexander McQueen? Além disso, a mania também é um novo passo na direção da igualdade de gêneros, já que grande parte das postagens vem sendo feita por homens, que literalmente estão subindo no salto e embarcando na onda. Será que essa moda pega?

    Não deixe de ver
    Moda e comida estão cada vez mais juntas
    Está todo mundo correndo? Como a corrida se tornou o esporte que mais atrai praticantes
    Beyoncé abre inscrições de bolsas de R$25 mil para empreendedores negros e indígenas do Brasil
    O livro é o mais novo acessório da moda. E também o mais cool
    Fresh Prince da Bahia e a revolução cultural da Batekoo
    Maturidade x Plasticidade: Supermodelos, retoques e a ilusão da juventude na moda
    Por que estamos nostálgicos do que vivemos há tão pouco tempo?
    Quiet Luxury: Por que todos querem se vestir como os bilionários?
    Stylists e influencers: até que ponto vai a personalidade quando se terceiriza um estilo pessoal?