FFW
newsletter
RECEBA NOSSO CONTEÚDO DIRETO NO SEU EMAIL

    Não, obrigado
    Aceitando você concorda com os termos de uso e nossa política de privacidade
    Museum Transology: a maior exposição com objetos de transexuais do Reino Unido
    Um dos objetos exposto na mostra ©Katy Davies/Reprodução
    Museum Transology: a maior exposição com objetos de transexuais do Reino Unido
    POR Redação

    Segundo o jornal britânico The Independent, a polícia do Reino Unido alegou um crescimento de 170% em crimes de ódio transfóbicos durante o verão do ano passado, número que dobrou sobretudo nos últimos cinco anos. Uma em cada três pessoas transexuais relatou ter sofrido ataques e/ou ameaças mais de três vezes nos últimos doze meses.

    E-J Scott é transexual, historiador da moda e pesquisador da história queer. Ele já trabalhou no Setor do Patrimônio de Londres e lá pôde perceber que, somado ao ódio gratuito e desenfreado contra as pessoas trans, nenhum museu e galeria abordava a história delas.

    Sua própria experiência da cirurgia de mudança de sexo, quando guardou alguns objetos que narram por si só este momento, foi o ponto de partida para a mostra Museum Transology, no Fashion Space Gallery do London College of Fashion, cujo objetivo é questionar o princípio de gênero e dar visibilidade aos transexuais.

    “Eu guardei tudo, da minha toalha às roupas que usei no hospital, os recipientes nos quais eu tomava os medicamentos às seringas de morfina – tudo, o kit completo”, disse em entrevista ao The Independent. A partir daí, surgiu a ideia de reunir objetos pessoais e significativos das pessoas que também passaram pela mudança de sexo – artefatos do cotidiano que compartilhassem temas como desespero, esperança, ambição, realização, autoconfiança, sucesso e emoção. Então ele solicitou para que lhes enviassem qualquer objeto de cunho afetivo juntamente com uma etiqueta escrita a próprio punho explicando qual é a importância daquele objeto para cada um.

    ©Katy Davies/Reprodução

    ©Katy Davies/Reprodução

    “Isso protege a história dos objetos; são artefatos do dia a dia que possuem vozes genuínas e autênticas atreladas a eles”, disse Scott à i-D. “Eles não podem ser separados, um curador cisgênero não pode escrever por eles. Eles também devem ter seus espaços na galeria”.

    Assim, ele produziu a maior coleção de artefatos trans do Reino Unido ao reunir mais de 120 objetos – dos mais variados possível, de batons, próteses e sapatos a partes do corpo pós-operatório. “Esses artefatos não tornam espetacular a ideia do corpo trans tentando alcançar um tipo de cópia de sucesso costurada num manequim cisgênero”, explica sobre a obsessão e o fetichismo dos corpos trans. “São os corpos de pessoas reais e são acompanhados por histórias reais”.

    A mostra também conta com imagens do fotógrafo Bharat Sikka, filmes e documentários do ator de filmes adulto Buck Angel e do artista Grayson Perry, ambos transexuais.

    Museum Transology estará em cartaz no Fashion Space Gallery, do London College of Fashion, até 22 de abril.

    Não deixe de ver
    Moda e comida estão cada vez mais juntas
    Está todo mundo correndo? Como a corrida se tornou o esporte que mais atrai praticantes
    Beyoncé abre inscrições de bolsas de R$25 mil para empreendedores negros e indígenas do Brasil
    O livro é o mais novo acessório da moda. E também o mais cool
    Fresh Prince da Bahia e a revolução cultural da Batekoo
    Maturidade x Plasticidade: Supermodelos, retoques e a ilusão da juventude na moda
    Por que estamos nostálgicos do que vivemos há tão pouco tempo?
    Quiet Luxury: Por que todos querem se vestir como os bilionários?
    Stylists e influencers: até que ponto vai a personalidade quando se terceiriza um estilo pessoal?