FFW
newsletter
RECEBA NOSSO CONTEÚDO DIRETO NO SEU EMAIL

    Não, obrigado
    Aceitando você concorda com os termos de uso e nossa política de privacidade
    Semana da Consciência Negra terá debate sobre O Poder da Beleza
    Semana da Consciência Negra terá debate sobre O Poder da Beleza
    POR Augusto Mariotti
    Paulo-Borges-semana-consciencia-negra-palestra

    Paulo Borges vai mediar debate sobre “O Poder da Beleza” na Semana da Consciência Negra ©Agência Fotosite

    Na programação da Semana da Consciência Negra está a Afroétnica Flink Sampa – Festa do Conhecimento, Literatura e Cultura Negra de São Paulo, que acontece nos dias 22 e 23 de novembro no Memorial da América Latina. A expectativa dos organizadores é reunir 10 mil pessoas no evento organizado pela Universidade Zumbi do Palmares e pela ONG Afrobrás. Serão mais de 60 atrações, entre debates literários com autores nacionais e estrangeiros, lançamento de livros, sessões de autógrafos, shows, espetáculos de teatro e dança, oficinas de moda e beleza, exibição de filmes e atividades para crianças, tudo com entrada gratuita.

    Entre os destaques da programação está a mesa redonda “O Poder da Beleza”, que acontece às 14h do dia 23 (domingo), com mediação do CEO da Luminosidade, Paulo Borges. O debate vai reunir três ex-misses negras: a angolana Leila Lopes (Miss Universo 2011), Yitayish Ayenew (Miss Israel 2013) e Deise Nunes (Miss Brasil 1986). A ideia é abordar a importância da diversidade como um valor que nos une e nos diferencia e da beleza como forma de empoderamento. Neste dia, também haverá exposição de fotografias do acervo da revista “FFWMAG”, que há oito anos faz uma leitura de vanguarda sobre moda, estética, comportamento e diversidade.

    Na sequência da programação, a ativista Graça Machel, viúva de Nelson Mandela, fará palestra às 16h também no Memorial da América Latina. O evento contará com a presença dos escritores africanos Isabel Ferreira e Lopito Feijóo (Angola), Paulina Chiziane (Moçambique), Vera Duarte (Cabo Verde) e os brasileiros Paulo Lins, Durval Arantes, Maria Gal, Cristiane Sobral, Elzira Divina Perpétua, Renato Nogueira dos Santos, Oscar Pilagallo, Carlos Aberto Dória, Audálio Dantas, Raffaella Fernandez, Conceição Evaristo, Sérgio Barcellos, Veralinda Menezes e Renato Meirelles.

    Em sua segunda edição, a Flink homenageia o centenário de nascimento da escritora negra Carolina Maria de Jesus (1914-1977), ex-catadora de papel e autora do livro “Quarto de Despejo”, traduzido para 15 idiomas. Ao lado de “Diário de Bitita”, “Quarto de Despejo” ganhará uma nova edição, num trabalho de coedição da Editora Zumbi dos Palmares.

    + Confira a programação completa no site da Flink Sampa

    Não deixe de ver
    Moda e comida estão cada vez mais juntas
    Está todo mundo correndo? Como a corrida se tornou o esporte que mais atrai praticantes
    Beyoncé abre inscrições de bolsas de R$25 mil para empreendedores negros e indígenas do Brasil
    O livro é o mais novo acessório da moda. E também o mais cool
    Fresh Prince da Bahia e a revolução cultural da Batekoo
    Maturidade x Plasticidade: Supermodelos, retoques e a ilusão da juventude na moda
    Por que estamos nostálgicos do que vivemos há tão pouco tempo?
    Quiet Luxury: Por que todos querem se vestir como os bilionários?
    Stylists e influencers: até que ponto vai a personalidade quando se terceiriza um estilo pessoal?