FFW
newsletter
RECEBA NOSSO CONTEÚDO DIRETO NO SEU EMAIL

    Não, obrigado
    Aceitando você concorda com os termos de uso e nossa política de privacidade
    “Abismos”
    “Abismos”
    POR Redação

    Obra que integra a mostra “Abismos” ©Carolina Caliento/Divulgação

    Nesta quinta-feira (23.08), a Paralelo Gallery, em São Paulo, inaugura a primeira mostra individual da artista plástica Carolina Caliento, intitulada “Abismos”. A exposição reúne 14 obras inéditas, desenvolvidas nos últimos cinco meses a partir de um acervo de imagens coletadas em veículos de comunicação, sobretudo em jornais e revistas populares, que são recombinadas manualmente e utilizadas como base para a pintura a óleo. Em cartaz até o dia 6 de outubro, “Abismos” traz uma grande variedade de referências, mas a relação do ser humano contemporâneo com a vida caótica nas metrópoles e o excesso de informação são as temáticas centrais, de acordo com o curador Amador Griñó.

    Antes de iniciar a produção individual em 2009, Caliento, que é nascida em São Paulo e formada em Artes Plásticas na Universidade de São Paulo (USP), já integrou por cinco anos o coletivo Grupo Hóspede. Multicolorido e fragmentado, o trabalho de Caliento pretende estimular a reflexão sobre a quantidade de elementos distintos que passam diariamente pelos olhos do habitante comum de uma metrópole: a desordem visual inclui de cenas cotidianas, tranquilas e inofensivas, aos absurdos da violência que sitia as grandes cidades. O resultado, que pode ser observado em plenitude na mostra, é um mosaico que funde beleza e ruína.

    Obra que integra a mostra “Abismos” ©Carolina Caliento/Divulgação

    Em conversa com o FFW, Caliento explicou a técnica que adota desde sua saída do Grupo Hóspede: “Tenho arquivado imagens que recorto há quase dois anos; é um grande acervo. Recombino-as em novas composições, junto diversos pedaços, ‘escaneio’ e imprimo em formato grande, que colo na tela e uso como base para as pinturas”. O trabalho minucioso constitui parte do apelo de “Abismo” que, para o já mencionado Griño, remete à estética do terror que atordoa a sociedade, mas sem a inclusão de dogmas morais: é o espectador que deve tirar suas próprias conclusões.

    “Abismos”, de Carolina Caliento @ Paralelo Gallery
    R. Arthur de Azevedo, 986, Pinheiros, São Paulo – SP
    De 23 de agosto a 6 de outubro, de sexta à segunda-feira, das 11h às 19; sábado das 11h às 15h
    Entrada Franca
    + Site

    + Veja na galeria abaixo alguns trabalhos antigos de Carolina Caliento:

    Não deixe de ver
    Madonna confirma show gratuito no Rio de Janeiro, na praia de Copacabana
    Jennie, do Blackpink, na nova campanha da Chanel, o aumento dos lucros da Birkenstock, o primeiro perfume da Balmain e muito mais
    Georgina Rodriguez desfila com camisa de CR7 em Paris
    Emma Watson, Solange Knowles, Bruna Marquezine e mais: as celebridades na Milão Fashion Week
    Beyoncé assiste sobrinho desfilar na NYFW
    Taylor Swift, Miley Cyrus, Lana Del Rey, Doja Cat e mais looks do Grammy 2024
    Quem é Gabb? Conversamos com o criador que é o novo hit do fashion Tiktok
    Beyoncé posta novas fotos na Bahia
    Jennie, do Blackpink lança sua marca solo AO Odd Atelier
    Beyoncé usa look de 17 mil da Patbo para desembarcar em Salvador