FFW
newsletter
RECEBA NOSSO CONTEÚDO DIRETO NO SEU EMAIL

    Não, obrigado
    Aceitando você concorda com os termos de uso e nossa política de privacidade
    Abravana
    Abravana
    POR Redação

    ©Divulgação

    O artista Ricardo de Castro inaugurou nesta sexta-feira (10.05) na galeria TEMP, em Nova York, sua primeira mostra individual nos Estados Unidos. Intitulada “Abravana Nova Yorkque”, a exposição fica em cartaz até o dia 25 de maio e mescla instalação, performance e vídeo, em uma proposta semelhante àquela criada pelo artista plástico em “Transformer”, realizada em junho de 2012.

    Na abertura de “Abravana Nova Yorkque”, Rick, como ficou conhecido por aqui, produziu uma instalação que, a partir da junção de dois planos (piso e parede), foi transformada por meio da ação dos visitantes, tornando-os coautores. O resultado e o processo dessa transformação foram registrados por Ricardo para a confecção de um vídeo, que será exibido nesta segunda-feira (13.05), também na galeria TEMP.

    Após a modificação efetuada pelo público e seu devido registro, ele ainda agregou elementos para estimular os visitantes a continuarem interagindo com a instalação: adesivos, maquiagens, pedaços de madeira, recortes de papel, tecidos e peças de roupas das marcas Amapô, Neon, Tereza Cabana, FKawallys e Galeria Nacional. Por fim, tudo será pintado de verde, para criar um “cromaqui”, que, em vídeo, será substituído por padrões de cor em movimento. “Fui convidado pelo curador Tim Goossens para apresentar meu trabalho nesse espaço, que é focado em promover apresentações legais com esse perfil”, conta ao FFW Rick, que prometeu enviar as fotos do resultado da abravanação.

    A exposição é mais uma maneira de validar a obra em constante movimento de Rick, que no Brasil é representado pela Casa Triângulo. Em suas apresentações, que misturam performance e interação do público, uma característica deste grupo abravanista (também fazem parte desse movimento o estilista Dudu Bertholini, o artista Eli Sudbrack, do AVAF, e o designer Kleber Matheus), há o esforço de trazer os visitantes para perto e os aproximar cada vez mais de sua arte.

    “Abravana Nova Yorkque”, de Ricardo de Castro @ Nova York
    57, Walker Street, entre Broadway e Church, 10013
    De 10 a 25 de maio

    Não deixe de ver
    Madonna confirma show gratuito no Rio de Janeiro, na praia de Copacabana
    Jennie, do Blackpink, na nova campanha da Chanel, o aumento dos lucros da Birkenstock, o primeiro perfume da Balmain e muito mais
    Georgina Rodriguez desfila com camisa de CR7 em Paris
    Emma Watson, Solange Knowles, Bruna Marquezine e mais: as celebridades na Milão Fashion Week
    Beyoncé assiste sobrinho desfilar na NYFW
    Taylor Swift, Miley Cyrus, Lana Del Rey, Doja Cat e mais looks do Grammy 2024
    Quem é Gabb? Conversamos com o criador que é o novo hit do fashion Tiktok
    Beyoncé posta novas fotos na Bahia
    Jennie, do Blackpink lança sua marca solo AO Odd Atelier
    Beyoncé usa look de 17 mil da Patbo para desembarcar em Salvador