FFW
newsletter
RECEBA NOSSO CONTEÚDO DIRETO NO SEU EMAIL

    Não, obrigado
    Aceitando você concorda com os termos de uso e nossa política de privacidade
    Adolescentes selvagens em conflito: o figurino de “Runaways”
    Adolescentes selvagens em conflito: o figurino de “Runaways”
    POR Redação

    Plataformas altíssimas, jaquetas de paetês, couro e cintura alta. Não estamos listando as “tendências” da próxima estação. Estamos falando de “The Runaways: Garotas do Rock”, filme de Floria Sigismondi que estreia nesta sexta-feira (08/10) nos principais cinemas do país. O momento da moda não poderia ser mais adequado _glamour 1970s, estética punk_, o que faz com que, ao sair da sala do cinema, todas queiram ser Cherie Currie (Dakota Fanning) ou Joan Jett (Kristen Stewart). Adolescentes selvagens.

    Carol Beadle, a figurinista por trás de “Runaways”, é habituée do circuito musical e já assinou o visual de vários videoclipes, além de ser fã assumida de David Bowie. O cantor, aliás, é um forte ponto de partida. Uma das cenas do longa metragem mostra Cherie no show de talentos da escola usando a icônica maquiagem do raio vermelho no rosto (eternizada por Bowie) e plataformas altíssimas, dublando uma música do roqueiro.

    cherie-as-bowie

    A garota é a alma do filme, em parte pela atuação de Dakota, mas especialmente pelo seu estilo que a coloca como vocalista a convite de Kim Fowley (personagem masculino com uma caracterização incrível), produtor da banda (ainda um pouco insossa, antes da entrada da loira), que diz, ao vê-la encostada em uma parede na discoteca: “Nós amamos seu estilo. Estamos escolhendo você para ser parte da história do rock ‘n roll”.

    cherie-currie

    Uma mistura de Bowie e Bardot (definição dada por Fowley), Cherie abusa da mistura de estampas, das peças metálicas, e usa brilho, muito brilho. Era realmente o tempero que faltava para uma banda talentosa, mas com meninas normais, muito próximas de qualquer outra adolescente da época. Com exceção de Joan Jett, guitarrista e grande entusiasta da banda. Fugindo dos estereótipos, ela queria tocar guitarra e usar roupas de meninos. Sua primeira aparição no filme é em uma loja de roupas, onde garimpa peças na seção masculina. Joan cobiça a jaqueta de couro do cara ao lado do balcão e, jogando um saco de moedas em cima do vidro, diz: “Eu quero o que ele está usando”.

    joan-jett

    Para a composição do figurino das personagens, Carol Beadle teve como referência o caderno de recortes de Cherie, matérias e ensaios feitos com as The Runaways originais e um acervo dos anos 70 das revistas “Cream” e “Rolling Stone”. Beadle não teve contato com nenhuma das cantoras da formação original. A cena glam rock da época e a maneira como os adolescentes da Califórnia se vestiam também serviram de inspiração para a figurinista.

    O styling teve muito da interpretação de Beadle, que montou o guarda-roupa com peças de brechós e de lojas de figurino em Los Angeles, mas alguns looks foram transpostos para a tela exatamente como vistos nas aparições da banda, como o corset de Cherie e o macacão de vinil vermelho de Joan.

    galeria12

    Pode se dizer que Joan era a essência da banda, a menina apaixonada pela música, cheia de ideais a respeito do rock ‘n roll, enquanto Cherie era a menina-objeto, o apelo sexual do grupo, a inspiração para as garotas da época. Um trunfo da caracterização é deixar isso bem claro e mostrar como, com o passar do tempo, e com a fama cada vez maior, o estilo das meninas foi ficando mais caricatural. Seja na maquiagem mais e mais pesada de Cherie e nas suas roupas mais caras, ou no look punk-agressivo de Joan. Tudo fica bem óbvio na tela.

    Isso fica escancarado na turnê de Tóquio, quando Cherie resolve subir ao palco usando apenas um corset e cinta-liga, ao lado de Joan, metida em um macacão de vinil vermelho sangue. Quebra de padrões (o show seria transmitido ao vivo para as televisões nos lares de Tóquio), Cherie e Joan abriram as portas para que hoje pop stars e roqueiras, e porque não meninas comuns, do mundo todo possam se expressar da maneira que bem entenderem. Tanto na música, na moda, ou em qualquer outro assunto.

    + Site oficial: runawaysmovie.com

    + Facebook: facebook.com/RunawaysMovie

    + Twitter: twitter.com/runawaysfilm

    Não deixe de ver
    Bebé apresenta seu mosaico de influências em “SALVE-SE”
    Por que a A24 é tão relevante?
    O desfile da Victoria’s Secrets de 2024 até tentou, mas agradrou?
    Nina Fernandes explica seu novo álbum “Bhangzwn”
    Madonna de véu para o desfile da Dolce & Gabbana
    Emily in Paris: tudo sobre o figurino da quarta temporada
    FFW Sounds: Charm Mone apresenta “CORRE”, seu primeiro álbum
    Nike e Lego firmam parceria para lançamentos em 2025
    Alice Caymmi apresenta versão deluxe de “Rainha dos Raios” no Teatro Oficina
    Billie Eilish se apresenta no encerramento das Olimpiadas de Paris 2024
    FFW