Com acervo permanente em instituições como Tate Modern, Fundação Cartier e Guggenheim, a carioca Adriana Varejão retoma um dos pontos mais altos de sua produção artística com uma exposição de cinco obras que ficam no ar em curtíssima temporada (até o dia 12 de dezembro) na Galeria Fortes Vilaça, em São Paulo.
Varejão resgata as técnicas de pinturas esculturais (a última obra da artista nessa vertente foi “Linda do Rosário”, da série “Charques”, em 2004) e apresenta cinco pinturas tridimensionais em cores, formas e imagens jamais vistas em seu trabalho. No formato de pratos fundos com um metro e meio de diâmetro, as obras retratam personagens míticos e frutas frescas, conchas e castelos de areia.
Adriana Varejão observa a pintura “Pérola Imperfeita”, de sua nova série. Na obra, o tema da fertilidade aparece na gema de ovo e nos cordões umbilicais das mergulhadoras que “brotam” de um ouriço do mar ©Layla Eloá
O ponto de partida são as faianças (um tipo de cerâmica branca) típicas de Caldas da Rainha, uma cidade portuguesa situada no distrito de Leiria. Adriana Varejão amplia a escala dos pratos e se apropria de novas cores, novos temas e elementos tridimensionais como jabuticabas maduras, figos e conchas. A superfície das faianças gigantes foi tratada pela artista para receber finalização à óleo. Os pratos são pintados na frente e também no verso, com padronagens de origens distintas: ming, song, marajoara, catalã. Temas como erotismo e fertilidade são os pontos altos dessa nova etapa na produção de uma das maiores artistas brasileiras de todos os tempos. Vá conferir!
Adriana Varejão na Galeria Fortes Vilaça
Quando: até 22 de dezembro
Onde: Rua Fradique Coutinho, 1500 – Pinheiros – São Paulo / SP
Quanto: a entrada é gratuita
Tel.: 11 3032 7066 | 11 3097 0384
Fotos ©Layla Eloá