25.04.2017 / Cultura pop / por

Assista ao trailer de Cara Gente Branca, nova série sobre questões raciais da Netflix

cara-gente-branca-abre

A nova e bem vinda série original da Netflix, Cara Gente Branca, estreia nesta sexta e já tem trailer divulgado. Baseada no aclamado filme homônimo de 2014, Dear White People, que foi produzido por financiamento coletivo e rendeu ao primeiro longa de Justin Simien (direitor e roteirista) o prêmio de revelação em drama no Festival de Sundance daquele ano, a série foi premiada antes mesmo do lançamento no último SXSW. O elenco não é o mesmo do filme, mas Simien assina o roteiro dos 10 episódios de 30 minutos da série, além da direção do episódio de estreia.

Produzida pela Lionsgate Television (Orange is the New Black), Cara Gente Branca tem humor ácido e irônico e gira em torno da militância de um grupo de estudantes negros em uma universidade com alunos majoritariamente brancos.

Samantha White (Logan Browning, da série Powers) é responsável pelo programa que aborda questões raciais na rádio de sua universidade, chamado Dear White People, e, ao mesmo tempo em que milita pelo movimento negro, ela também se relaciona secretamente com um homem branco, o que traz à tona a questão dos relacionamentos inter-raciais – a relação entre homens negros homossexuais também é abordada na série.

Em um de seus programas, por exemplo, White apresenta uma lista de fantasias que pessoas brancas podem usar no Halloween sem ofender a cultura negra, como “enfermeiras, piratas, ou qualquer um dos primeiros 43 presidentes americanos”. O que não usar? “Eu”, ela anuncia no teaser da série, em referência ao episódio da festa em que estudantes brancos se “fantasiaram” de negros ao pintar o rosto (blackface), usar perucas, roupas com motivos africanos e até armas de plástico – esse episódio (sequência central no filme original), aliás, foi baseado em fatos reais, numa festa realizada em 2010 na Universidade da Califórnia, em San Diego.

O teaser de apenas 30 segundos, que mostra tal cena, foi divulgado nos EUA em fevereiro deste ano e gerou celeuma na internet por parte de espectadores brancos que se sentiram ofendidos pela abordagem da série. Muitos deles alegaram que iriam cancelar a assinatura do Netflix e chegaram a até promover campanhas com as hashtags #NoNetflix e #BoycottNetflix. Por isso, o trailer oficial traz o lembrete da Variety, que Cara Gente Branca é “indicada para ambos os públicos, branco, negro, e qualquer outra cor imaginável”.

Assista:


Relacionadas


Veja Também

Assine a newsletter do FFW

Seja o primeiro a ter acesso a conteúdos exclusivos. Nós chegaremos ao seu email semanalmente quando tivermos algo realmente cool e relevante para dividir.

×