Björk no Manchester International Festival, onde apresentou faixas do disco “Biophilia” ©Reprodução
Lembra que o FFW falou sobre o novo disco da Björk, “Biophilia”, que seria cheio de participações especiais? Pois a primeira delas, com o diretor Michel Gondry, acaba de ser divulgada: ele é o responsável pelo clipe de “Crystalline”, primeira música de trabalho do álbum.
Nome por trás de um número considerável de vídeos icônicos, como “Fell in Love With a Girl”, do White Stripes, Gondry cria novamente um universo visualmente estimulante com uma animação meio stop-motion-psicodélica, uma chuva de meteoros que produz as batidas da música e uma Björk de peruca laranja projetada dentro de uma redoma de vidro.
Em entrevista à “Billboard”, Gondry falou sobre o processo de criação do vídeo e explicou que ele foi feito com a manipulação da velocidade e várias re-exposições do filme. “Eu decidi que a chuva de meteoros atingiria o chão e produziria um barulho… a ideia de que um feixe de luz pudesse ter o impacto para fazer essas coisas se mexerem me intrigava. Mais tarde, eles criam uma chuva meio de ondulações. Ao terceiro verso, eles criam bolhas nas quais objetos metálicos aparecem. Tudo isso é o resultado de múltiplas conversas com a Björk que estavam indo em várias direções”, ele afirmou.
Sobre oprojeto com a cantora, com quem ele trabalha há duas décadas, Gondry acrescenta que ela é a artista mais colaborativa dentre todos os que ele dirige. E revela: “No momento eu quero tentar convencê-la a fazer a trilha do meu próximo filme. Não há nada oficial, mas seria legal fazer as coisas ao contrário: ela fazer a música para a imagem que eu crio”.
Assista ao clipe de “Crystalline”: