Jennifer Lopez, em 2000; Toni Braxton, em 2001, e Rihanna, em 2012: no Grammy de 2013, todas elas seriam barradas ©Reprodução
De acordo com o “Deadline” – e com inúmeros outros sites que replicaram a notícia –, a CBS teria divulgado nesta terça-feira (05.02) um guia no qual aconselha aos convidados à 55ª edição do Grammy a cobrir adequadamente as “nádegas e os seios femininos”. A emissora de televisão afirma ainda que “roupas em formato de tanga são problemáticas”, assim como também o são as peças que revelam pele na curvatura do colo.
A edição de 2013 do Grammy acontece já neste domingo (10.02) e, para a CBS, a “obscenidade” no vestuário é inaceitável para sua transmissão, seja total ou parcial. No guia, além das restrições citadas acima, existem muitas outras: roupas que exponham a curvatura das nádegas ou confeccionadas em tecidos transparentes, que possam mostrar mamilos femininos, estão barradas. Já a região das genitálias deve estar devidamente coberta – e em tecido que não demarque seu contorno – e peças com palavras em línguas estrangeiras (ou seja, qualquer idioma que não o inglês) devem ser esclarecidas.
Por fim, a emissora pede que sejam evitadas roupas de fácil identificação (por exemplo, camisetas que tragam nomes ou símbolos de marcas) ou que exponham “causas organizadas”, assim como em bottoms. Nessa última exigência vale dizer que Obama teve sorte de a edição de 2013 do Grammy acontecer após sua eleição, já que tantas celebridades o apoiaram claramente.
A CBS ainda não confirmou o envio do e-mail.