FFW
newsletter
RECEBA NOSSO CONTEÚDO DIRETO NO SEU EMAIL

    Não, obrigado
    Aceitando você concorda com os termos de uso e nossa política de privacidade
    Branding musical: artistas devem entregar pacote completo, e não só música
    Branding musical: artistas devem entregar pacote completo, e não só música
    POR Redação

    Marcos Hermes, Spetto e Pedro Zaz durante debate no festival SIM São Paulo ©José de Holanda/Divulgação

    O músico não pode mais se preocupar somente em fazer música. Ele precisa entregar um pacote completo, que inclui posicionamento nas redes sociais, a forma como se veste e a linguagem visual da capa dos álbuns, entre outros. O “branding” musical foi o principal ponto do debate travado na quinta-feira (05.12) entre Philippe Cohen-Solal, do Gotan Project, o fotógrafo Marcos Hermes, e os VJs Spetto e Pedro Zaz, que participam do festival SIM São Paulo.

    Marcos Hermes e Philippe Cohen-Solal

    O francês Philippe Cohen-Solal afirmou que música é arte, não realidade, e por isso é importante usar de todos os recursos disponíveis para fazer o público entrar na “viagem” do artista. Um dos artifícios a que o trio sempre recorre é o figurino. “Jamais uso uma roupa do dia a dia para me apresentar”, disse, explicando que as músicas e os shows do grupo têm muitos elementos digitais, e que a roupa é uma forma de mostrar que, apesar das inovações, a música não deixa de ser tango.

    A imagem, explicou Philippe, sempre foi muito importante para o Gotan, pois a proposta era fugir do tango tradicional e inovar – o que resultou no tango nuevo, que mistura o ritmo com música eletrônica. Mas não bastava fazer algo novo apenas musicalmente. Para passar a mensagem correta, era necessário abrir mãos dos clichês, como a foto do bandonéon e da rosa vermelha. Por isso, a imagem de capa do primeiro álbum é uma espécie de tatuagem com o nome da banda, que remete a algo mais atual, o que na época era estranho para um grupo de tango. Em todas as capas, a banda sempre procurou se afastar dos clichês, até que chegou um ponto em que o Gotan estava sendo muito copiado. “Aí achamos que era a hora de voltar para o clichê e resolvemos usar uma rosa, para nos diferenciar.”

    O fotógrafo Marcos Hermes falou sobre seu trabalho com artistas internacionais, como Kiss e Black Sabbath, e destacou a importância da pesquisa. “Antes de começar, eu ouço tudo dos caras. O melhor trabalho que você pode fazer para uma banda não é o mais sofisticado, mas o que mais tem a ver com os caras, com o som da banda.” Neste ano, ele acompanhou a turnê do Black Sabbath pela América Latina, e as fotografias estarão em um livro da banda, ainda a ser lançado.

    O festival SIM São Paulo se estende até domingo (8.12) com debates, palestras e shows. Saiba mais sobre o evento aqui.

    Não deixe de ver
    Jennie, do Blackpink, na nova campanha da Chanel, o aumento dos lucros da Birkenstock, o primeiro perfume da Balmain e muito mais
    Georgina Rodriguez desfila com camisa de CR7 em Paris
    Emma Watson, Solange Knowles, Bruna Marquezine e mais: as celebridades na Milão Fashion Week
    Beyoncé assiste sobrinho desfilar na NYFW
    Taylor Swift, Miley Cyrus, Lana Del Rey, Doja Cat e mais looks do Grammy 2024
    Quem é Gabb? Conversamos com o criador que é o novo hit do fashion Tiktok
    Beyoncé posta novas fotos na Bahia
    Jennie, do Blackpink lança sua marca solo AO Odd Atelier
    Beyoncé usa look de 17 mil da Patbo para desembarcar em Salvador
    Beyoncé chega a Salvador para a festa Renaissance Club