FFW
newsletter
RECEBA NOSSO CONTEÚDO DIRETO NO SEU EMAIL

    Não, obrigado
    Aceitando você concorda com os termos de uso e nossa política de privacidade
    Colisão fashion
    Colisão fashion
    POR Redação

    Peça desenvolvida por Giles Deacon e Jeremy Deller ©Stephen White/Reprodução

    2012 é definitivamente o ano do Reino Unido. Após as comemorações do Jubileu de Diamante, que marcaram os 60 anos de reinado de Elizabeth II, o país, mais especificamente Londres, se prepara para sediar as Olimpíadas e Paraolimpíadas. Aproveitando a visibilidade internacional, o British Fashion Council desenvolveu o projeto “Britain Creates 2012: Fashion and Art Collusion”, em parceria com a “Harper’s Bazaar” britânica e a Selfridges. A primeira iniciativa consistiu na colaboração de nove estilistas com nove artistas plásticos, todos nomes consagrados, para a criação de obras multidisciplinares que serão expostas, a partir do dia 6 de julho, no Victoria & Albert Museum.

    Os participantes do projeto, que atuaram em duplas, são Giles Deacon e Jeremy Deller, Hussein Chalayan e Gavin Turk, Jonathan Saunders e Jess Flood-Paddock, Mary Katrantzou e Mark Titchner, Matthew Williamson e Mat Collishaw, Nicholas Kirkwood e Simon Periton, Paul Smith e Charming Baker, Peter Pilotto e Francis Upritchard, e Stephen Jones e Cerith Wyn Evans. Ao todo foram desenvolvidas nove peças, que, por meio da liberdade de criação concedida a cada par, abrangem estilos e estéticas completamente distintas. A única ligação perceptível entre as obras é a temática: “Os valores olímpicos originais de força, poder e honestidade – o elo de inspiração – compuseram boa parte do briefing”, contou ao “The Guardian” a CEO do British Fashion Council, Caroline Rush.

    “Celestial Bonnet”, peça de Stephen Jones e Cerith Wyn Evans ©Stephen White/Reprodução

    Após o período expositivo no Victoria & Albert Museum, as obras serão transportadas para a Selfridges, onde farão parte da vitrine comemorativa da loja para as Olimpíadas, em agosto. Finalizado o evento, duas das peças serão leiloadas e o lucro será revertido para apoiar outros projetos que unam moda e artes; entre elas está a criação de Giles Deacon e Jeremy Deller, que não recebeu título, e consiste em uma capa multicolorida, inspirada em vitrais. A outra é “Celestial Bonnet”, instalação de autoria de Stephen Jones e Cerith Wyn Evans composta por cinco anéis metálicos cobertos por pequenas lâmpadas de LED.

    Britain Creates 2012: Fashion and Art Collusion” @ Victoria & Albert Museum
    De 6 a 29 de julho de 2012
    Cromwell Road, SW7 2RL, Londres
    Entrada gratuita
    + Site

    + Veja na galeria abaixo as outras sete peças do projeto “Britain Creates 2012: Fashion and Art Collusion”:

    Não deixe de ver
    Beyoncé recebe prêmio de inovadora no I Heart Radio Awards 2024
    Madonna confirma show gratuito no Rio de Janeiro, na praia de Copacabana
    Jennie, do Blackpink, na nova campanha da Chanel, o aumento dos lucros da Birkenstock, o primeiro perfume da Balmain e muito mais
    Georgina Rodriguez desfila com camisa de CR7 em Paris
    Emma Watson, Solange Knowles, Bruna Marquezine e mais: as celebridades na Milão Fashion Week
    Beyoncé assiste sobrinho desfilar na NYFW
    Taylor Swift, Miley Cyrus, Lana Del Rey, Doja Cat e mais looks do Grammy 2024
    Quem é Gabb? Conversamos com o criador que é o novo hit do fashion Tiktok
    Beyoncé posta novas fotos na Bahia
    Jennie, do Blackpink lança sua marca solo AO Odd Atelier