FFW
newsletter
RECEBA NOSSO CONTEÚDO DIRETO NO SEU EMAIL

    Não, obrigado
    Aceitando você concorda com os termos de uso e nossa política de privacidade
    Começa o Festival de Veneza com novos filmes de George Clooney e Polanski
    Começa o Festival de Veneza com novos filmes de George Clooney e Polanski
    POR Redação

    veneza_abreTodos querem o Leão de Ouro; aqui na abertura do Festival de Veneza do ano passado ©Reprodução

    Começa na quarta-feira (31.08) o 68º Festival Internacional de Cinema de Veneza, no Palazzo del Cinema, que vai até o dia 10 de setembro. O diretor dessa edição é Marco Müller, que encabeça a divisão de cinema da Bienal de Veneza desde 2004.

    Durante esses dez dias, a mostra exibirá trabalhos de diretores dos mais renomados, como Roman Polanski, David Cronenberg e Abel Ferrara. O filme “W.E”, que falamos nessa matéria, da rainha do pop Madonna, também será apresentado na mostra. O Brasil também deixará sua marca com “Girimunho”, de Helvécio Marins Jr. e Clarissa Campolina. Como em toda edição, há um homenageado, que este ano é o diretor italiano Marco Bellocchio, diretor de “Bom Dia, Noite” e “Vincere”, entre outros. Sobre o homenageado, Müller declarou: “Com cada novo filme, Bellocchio te leva para outra direção, diferente das que você pensava já ter alcançado e descoberto”. A cerimônia de homenagem acontece na sexta-feira, dia 9 de setembro.

    Mas as homenagens não terminam aí. Al Pacino, diretor e ator (difícil esquecer suas atuações como Tony Montana e Michael Corleone), é o escolhido para receber o prêmio “Jaeger-Le Coultre – Glória ao Cineasta” dedicado a artistas que deixaram uma marca original no cinema contemporâneo.

    idesofmarchPôster e cenas de “Tudo pelo Poder” ©Reprodução

    Uma das maiores estrelas do festival é “Tudo pelo Poder”, o mais recente trabalho de George Clooney como diretor, que narra os bastidores da corrida presidencial nos EUA, e abre o festival nesta quinta-feira. Não é a primeira vez que Clooney se envereda pela política (no cinema). Em 2005 ele apresentou no mesmo festival o filme “Boa Noite e Boa Sorte” (2005), produção em preto e branco que se passava na era do macarthismo. Em “Tudo pelo Poder”, além de dirigir, Clooney atua como um governador na disputa pelo cargo, que tem como estrategista um jovem (Ryan Gosling, de “Namorados para Sempre”) um tanto idealista e mal preparado para os entraves – e sujeiras – que encontra pelo caminho. Paul Giamatti e Philip Seymour Hoffman também estão no filme, como gerentes de campanhas rivais. “Tudo pelo Poder” estreia no Brasil em 21 de outubro.

    Ao todo, 21 filmes estão na disputa pelo Leão de Ouro. Roman Polanski, cineasta franco-polonês, compete com “Carnage”, cujo roteiro foi feito por Polanski durante prisão domiciliar e narra a história de dois casais que tentam solucionar suas diferenças quando o filho de um deles bate no outro filho em um parque. Estão no elenco Jodie Foster, Kate Winslet, Christoph Waltz e John C. Reilly.

    Outro nome forte é “A Dangerous Method”, do canadense David Cronenberg, que conta com Keira Knightley, Viggo Mortensen e Vincent Cassel. O filme é baseado na relação turbulenta entre o psiquiatra Carl Jung, seu mentor Sigmund Freud e Sabina Spielrein, a mulher que surge entre os dois, e como isso contribuiu para o surgimento da psicanálise.

    Fora da competição, mas no line-up da mostra, está, entre outros, “Contagion”, com Matt Damon, Kate Winslet, Marion Cotillard e Jude Law, dirigido por Steven Soderbergh.

    Abaixo, veja a lista dos concorrentes ao Leão de Ouro e conte nos comentários a sua aposta:

    “The Ides Of March”, George Clooney
    “Tinker, Tailor, Soldier, Spy”, Tomas Alfredson
    “Wuthering Heights”, Andrea Arnold
    “Texas Killing Fields”, Ami Canaan Maan
    “Quando La Notte”, Cristina Comencini
    “Terraferma”, Emanuele Crialese
    “A Dangerous Method”, David Cronenberg
    “4:44 Last Day On Earth”, Abel Ferrara
    “Killer Joe”, William Friedkin
    “Un Ete Brulant”, Philippe Garrel
    “A Simple Life”, Ann Hui
    “The Exchange”, Eran Kolirin
    “Alps”, Yorgos Lanthimos
    “Shame”, Steve McQueen
    “L’ultimo Terrestre”, Gian Alfonso Pacinotti
    “Carnage”, Roman Polanski
    “Chicken With Plums”, Marjane Satrapi and Vincent Paronnaud
    “Faust”, Aleksander Sokurov
    “Dark Horse”, Todd Solondz
    “Himizu”, Sion Sono
    “Seediq Bale”, Wei Te-Sheng

    Não deixe de ver
    Madonna confirma show gratuito no Rio de Janeiro, na praia de Copacabana
    Jennie, do Blackpink, na nova campanha da Chanel, o aumento dos lucros da Birkenstock, o primeiro perfume da Balmain e muito mais
    Georgina Rodriguez desfila com camisa de CR7 em Paris
    Emma Watson, Solange Knowles, Bruna Marquezine e mais: as celebridades na Milão Fashion Week
    Beyoncé assiste sobrinho desfilar na NYFW
    Taylor Swift, Miley Cyrus, Lana Del Rey, Doja Cat e mais looks do Grammy 2024
    Quem é Gabb? Conversamos com o criador que é o novo hit do fashion Tiktok
    Beyoncé posta novas fotos na Bahia
    Jennie, do Blackpink lança sua marca solo AO Odd Atelier
    Beyoncé usa look de 17 mil da Patbo para desembarcar em Salvador