FFW
newsletter
RECEBA NOSSO CONTEÚDO DIRETO NO SEU EMAIL

    Não, obrigado
    Aceitando você concorda com os termos de uso e nossa política de privacidade
    Da China, com amor: jovem fotógrafa destaca-se com mix de Ocidente e Oriente
    Da China, com amor: jovem fotógrafa destaca-se com mix de Ocidente e Oriente
    POR Redação

    ©Chen Man/Reprodução

    Ao contrastar elementos tradicionais da cultura chinesa com tecnologias de pós-produção ocidentais, a fotógrafa Chen Man desenvolveu uma estética experimental renovadora que, por meio de uma explosão de cores e texturas, ultrapassou as barreiras continentais de seu país e rendeu-lhe de uma parceria com a marca de cosméticos M.A.C (a linha “Love + Water”) a comparações com o icônico Nick Knight, além de capas e editorais para publicações, como “Harper’s Bazaar”, Elle” e as vanguardistas “i-D” e “Vision”.

    Parte da geração pós-Revolução Cultural, Man nasceu em 1980 e vivenciou a abertura cultural e econômica da China, bem como as mudanças nessa sociedade, que se tornou massivamente influenciada pelos hábitos ocidentais. De acordo com a fotógrafa, em entrevista concedida em fevereiro deste ano para o suplemento de moda da revista “New York”, sua intenção é construir uma ponte entre suas raízes chinesas e a contemporaneidade, transformando o étnico em global. Antes mesmo de graduar-se em 2005 na Academia de Belas Artes, instituição de ensino superior localizada em Pequim, Man já havia adicionado trabalhos de extrema qualidade ao seu currículo, como a impactante série “Long Live Motherland China”, produzida para a revista chinesa “Vision”, uma espécie de “Wallpaper” oriental.

    ©Chen Man/Reprodução

    “Meu trabalho é sempre um mix híbrido. É Oriente e Ocidente; mainstream e alternativo; do presente e do futuro; cafona encontra elegante”, explicou Man ao site “Nowness”, em entrevista publicada nesta terça-feira (01.05). Para a ocasião, a chinesa escolheu as 10 fotografias que mais gosta em seu portfólio, que estão espalhadas nesta matéria. Confira abaixo o que Man falou sobre suas inspirações, influências e seu desejo de manter a cultura de seu país viva:

    Quais foram suas primeiras inspirações?

    Tudo no universo tem um impacto. Se eu tivesse que escolher uma pessoa, seria Michael Jackson.

    ©Chen Man/Reprodução

    Como você descreve o seu trabalho?

    É uma aventura definir a expressão da moda chinesa contemporânea. Isto levou a um estilo completamente novo, começando com a série em que a modelo Lü Yan foi fotografa na Grande Muralha da China, bem como a série “Long Live Motherland China”. Estou agora focando na visualização da cultura tradicional chinesa. “Essência chinesa, método ocidental” é meu lema de trabalho.

    O que você busca em um assunto?

    Todo mundo é uma musa. Eu gosto de mulheres gordas. Os valores chineses são a minha essência, enquanto eu adoto completamente um método ocidental. Minha alma é influenciada pelo Oriente, meu corpo pelo Ocidente. As mulheres chinesas são muito poderosas, porém sutis. Assim como a própria China.

    ©Chen Man/Reprodução

    O que você mais gosta na fotografia?

    Fotografia demanda contato humano. Eu gosto de interagir com belezas reais. Fotografia pode ser utilizada para documentar a realidade, mas também podem expressar super-realidade.

    Você se considera uma artista?

    Por algum tempo eu repudiei o termo ‘artista’. Foi quando arte começou a se tornar um fenômeno e um monte de jovens se aventurou a fazer arte performática, o que foi bizarro e vergonhoso para o público. Quando eu comecei a fotografar para a “Vision”, os artistas não me levavam a sério porque meu trabalho era publicado em revistas de moda. Tendo sida convidada para expor na galeria Today, em Pequim, e no MOCA [Museu de Arte Contemporânea], de Xangai, agora eu sou considerada uma ‘artista’.

    ©Chen Man/Reprodução

    Qual foi o mais entusiasmante desenvolvimento na moda chinesa?

    As pessoas estão começando a encarar a verdadeira representação delas mesmas, assim como as surreais.

    Como você enxerga o futuro da fotografia de moda?

    Androginia é tudo.

    ©Chen Man/Reprodução

    ©Chen Man/Reprodução

    Se você não fosse uma fotógrafa, o que estaria fazendo agora?

    Seria uma médica que pratica medicina chinesa.

    + Confira mais imagens na galeria (incluindo as 12 capas fotografadas por Man para a “i-D”):

    Não deixe de ver
    Beyoncé recebe prêmio de inovadora no I Heart Radio Awards 2024
    Madonna confirma show gratuito no Rio de Janeiro, na praia de Copacabana
    Jennie, do Blackpink, na nova campanha da Chanel, o aumento dos lucros da Birkenstock, o primeiro perfume da Balmain e muito mais
    Georgina Rodriguez desfila com camisa de CR7 em Paris
    Emma Watson, Solange Knowles, Bruna Marquezine e mais: as celebridades na Milão Fashion Week
    Beyoncé assiste sobrinho desfilar na NYFW
    Taylor Swift, Miley Cyrus, Lana Del Rey, Doja Cat e mais looks do Grammy 2024
    Quem é Gabb? Conversamos com o criador que é o novo hit do fashion Tiktok
    Beyoncé posta novas fotos na Bahia
    Jennie, do Blackpink lança sua marca solo AO Odd Atelier