David Bowie e William S. Burroughs, em 1974 ©Terry O’Neill/Reprodução
Em março de 2013, o Victoria & Albert Museum, em Londres, inaugurou a mostra “David Bowie Is”, que, como o título em parte já revela, consiste em uma retrospectiva da carreira do músico. A exposição, que reúne mais de 300 itens entre fotografias, desenhos e roupas, vem ao Brasil em janeiro de 2014. e, de acordo com o jornal “O Estado de S. Paulo”, será abrigada no Museu da Imagem e do Som (MIS), localizado no bairro dos Jardins, em São Paulo.
+ Relembre o que falamos sobre “David Bowie Is” em setembro de 2012:
“Bowie é um pioneiro não apenas na música, mas também no rock theatre, vídeos, internet e downloads. […] Ele sempre está pessoal e ativamente envolvido em tudo que cria e é continuamente citado como uma influência para artistas, designers e performers. Essa influência na música, na moda, na estética e na cultura visual, que parece estar crescendo, o conecta de forma direta com quase todas as temáticas que o V&A abrange”, afirmou a co-criadora da exposição, Victoria Broackers, à “Vogue” britânica.
Autorretrato feito em 1978, que se converteu na capa do disco “Heroes” e casaco desenvolvido em parceria com Alexander McQueen ©Reprodução
Além das fotografias de David Bowie em momentos icônicos de sua carreira, como as imagens de 1973 em que o músico aparece caracterizado de Aladdin Sane, personagem que deu título a seu sexto álbum, a exposição traz o casaco com a estampa da bandeira do Reino Unido, que foi desenvolvido em 1997 por Alexander McQueen, em parceria com o próprio Bowie, para o disco “Earthling”. A mostra também apresenta páginas de diário e letras de canções escritas à mão pelo britânico, bem como ilustrações, como o autorretrato que se converteu na capa de “Heroes”, de 1978.
Macacão criado por Kansai Yamamoto para o turnê do disco “Aladdin Sane”, de 1973 ©Masayoshi Sukita/Reprodução
Em 6 de junho de 2012, o álbum conceitual “The Rise and Fall of Ziggy Stardust and the Spiders from Mars” completou 40 anos; a exposição “David Bowie Is” é apenas mais uma demonstração de como a obra do músico britânico permanece inspiradora e como, mesmo não lançando um disco novo desde 2003, continua culturalmente presente. A mostra fica em cartaz no V&A até o dia 11 de agosto de 2013.
+ Mais fotografias que integram a mostra “David Bowie Is”: