FFW
newsletter
RECEBA NOSSO CONTEÚDO DIRETO NO SEU EMAIL

    Não, obrigado
    Aceitando você concorda com os termos de uso e nossa política de privacidade
    De portas abertas
    De portas abertas
    POR Camila Yahn

    José Maria Montero Zyberchema em uma das primeiras portas pintadas para o Projeto Arte Portas Abertas ©Reprodução

    A Ilha da Madeira, ao largo da costa portuguesa, é conhecida pelo seu vinho doce e pelo seu “bailinho” com trajes típicos. Mas pode ser que um dia ainda venha a ser conhecida pelas suas portas. O fotógrafo espanhol José Maria Montero Zyberchema gostava de passear pela zona velha de Funchal, capital da ilha, fotografando casas, ruas e construções antigas. A curiosidade dos moradores fez com que lhe perguntassem o que o levava a fotografar só “coisas velhas e estragadas”, ao que Zyberchema respondia: “Fotografo o que vejo”. Talvez querendo que as pessoas vissem o mesmo que ele, resolveu criar um projeto de revitalização da área que mostrasse de uma forma mais clara a beleza das “coisas velhas e estragadas”.

    Em agosto de 2010, José Maria apresentou, durante um festival no Funchal, o Projeto Arte Portas Abertas, que tinha como objetivo revitalizar a zona histórica de Santa Maria Maior, conhecida como Cidade Velha, por meio de intervenções artísticas nas portas das casas e lojas abandonadas da região.

    Sobre o projeto, José Maria diz no site: “Começou lentamente, porque no início havia uma certa relutância e desconfiança das pessoas na rua. Foi difícil entrar em contato com cada um dos proprietários e ir pedindo permissão para fazer as intervenções. Tenham em mente que este projeto está aberto a qualquer cidadão que esteja disposto a oferecer sua criatividade à cidade de Funchal para revitalizar esta zona muito pobre. Tudo o que se pede é respeito pelo meio envolvente e com os restantes participantes”.

    As obras de Martinho Mendes e Marcos Milewski ©Reprodução

    Embora atualmente seja aberto a qualquer pessoa, no início, José convidou só artistas, na sua maioria habitantes da ilha, e deu-lhes instruções bem simples: escolham uma porta e criem o que quiserem nela. A primeira porta a sofrer uma intervenção foi o número 207 da Rua da Carreira, assinada pelo artista plástico Martinho Mendes, ainda antes de o projeto final ser aprovado. A porta seguinte foi customizada em abril de 2011, na Rua Santa Maria, onde está a maior parte das intervenções; ela foi assinada pelo artista Marcos Milewski e serve de fachada para a “Tasca literária Dona Joana Rabo-de-Peixe” – uma espécie de boteco chique – que pertence a João Carlos Abreu, ex-secretário do Turismo da Ilha da Madeira e forte apoiador do movimento.

    Ambiciosa, a iniciativa não se limita às pinturas e intervenções artísticas em portas. Além de permitir que os moradores vejam a beleza nas “coisas velhas e estragadas”, a área revitalizada ganhou uma nova dinâmica com a abertura de negócios que não eram habituais na zona, como bares, antiquários, espaços de convivência e enotecas, que coexistem harmoniosamente com os negócios mais tradicionais como frutarias e restaurantes típicos.

    Hoje, o projeto conta com o apoio de empresas privadas e estaduais, entre elas a Câmara Municipal (Prefeitura) de Funchal, que fornece as tintas aos participantes e, com o perdão do trocadilho, abre várias portas para cidade.

    + Veja na galeria abaixo algumas das portas modificadas:

    Não deixe de ver
    Madonna confirma show gratuito no Rio de Janeiro, na praia de Copacabana
    Jennie, do Blackpink, na nova campanha da Chanel, o aumento dos lucros da Birkenstock, o primeiro perfume da Balmain e muito mais
    Georgina Rodriguez desfila com camisa de CR7 em Paris
    Emma Watson, Solange Knowles, Bruna Marquezine e mais: as celebridades na Milão Fashion Week
    Beyoncé assiste sobrinho desfilar na NYFW
    Taylor Swift, Miley Cyrus, Lana Del Rey, Doja Cat e mais looks do Grammy 2024
    Quem é Gabb? Conversamos com o criador que é o novo hit do fashion Tiktok
    Beyoncé posta novas fotos na Bahia
    Jennie, do Blackpink lança sua marca solo AO Odd Atelier
    Beyoncé usa look de 17 mil da Patbo para desembarcar em Salvador