FFW
newsletter
RECEBA NOSSO CONTEÚDO DIRETO NO SEU EMAIL

    Não, obrigado
    Aceitando você concorda com os termos de uso e nossa política de privacidade
    Dramático, “Precious” tem figurino que aprisiona a personagem
    Dramático, “Precious” tem figurino que aprisiona a personagem
    POR Redação

    ATENÇÃO: esta matéria contém informações que podem ser consideradas “reveladoras”. Então fica o aviso de spoiler!

    Que menina adolescente não quer ser famosa? Cantar no American Idol? Ter um namorado “branco e de cabelos lisos”? Dirigido por Lee Daniels,  o filme “Precious” (em português “Preciosa: Uma História de Esperança”), que estreia nos cinemas brasileiros nesta sexta-feira (12/02), revela através de uma história dramática os distorcidos valores de felicidade da cultura americana.

    Com um empurrãozinho da apresentadora e megaempresária multibilionária Oprah Winfrey (que entrou como produtora), o longa ganhou destaque internacional, foi premiado pelo júri do Festival de Sundance e acumula 6 indicações ao Oscar, além de 58 indicações e 44 troféus em diversas premiações ao redor do mundo.

    Baseado no livro “Push”, da romancista Sapphire, a história se passa em 1987 no Harlem, em Nova York, Estados Unidos. Clarice “Precious” Jones (Gabourey Sidibe, indicada ao Oscar na categoria de Melhor Atriz) é uma garota afroamericana obesa e analfabeta que, aos 16 anos, descobre estar grávida do seu segundo filho fruto dos abusos recorrentes de seu pai. Sua mãe, Mary (interpretada com brilhantismo por Mo’Nique, indicada ao Oscar de Melhor Atriz Coadjuvante), se vê enciumada, paranóica e violenta, e passa a desviar dinheiro da assistência social da filha para uso próprio.

    Assista ao trailer:

    A primeira hora de filme é sufocante. Precious é violentada, hostilizada, assediada, desmoralizada. Isso se repete não uma nem duas, mas uma sequência de vezes. Os respiros são as cenas em que Gabourey atua ao lado de seus anjos da guarda: a assistente social Ms. Weiss – interpretada por uma Mariah Carey surpreendentemente convincente –, a professora  lésbica Ms. Rain (Paula Patton), as colegas de classe na escola alternativa Each One Teach One, e o enfermeiro John (Lenny Kravitz).

    Article-cover-pic-preciousA atriz Gabourey Sidibe no filme “Precious”: interpretação premiada © Reprodução

    Encapsulada num figurino que a aprisiona (assinado por Marina Draghini) com jaquetas de couro, jeans skinny, camisas de botões que saltam para fora e uma franja que cobre seu rosto, Precious sonha acordada para fugir da sua realidade devastadora e cada vez mais caótica. Quando sua vida ameaça entrar no eixo, ela descobre que o pai lhe transmitiu o vírus do HIV.

    Apesar dos clichês, o drama é arrebatador e traz embutida a reflexão sobre os valores e ideais americanos de felicidade (reproduzidos por países de terceiro mundo e culturamente colonizados, caso do Brasil).

    A mensagem por trás de “Precious” é que a escolha – a pessoal, e não a imposta por valores externos – é o primeiro passo em direção à felicidade.

    + Mais informações sobre o filme na Wikipedia: pt.wikipedia.org

    Não deixe de ver
    Madonna confirma show gratuito no Rio de Janeiro, na praia de Copacabana
    Jennie, do Blackpink, na nova campanha da Chanel, o aumento dos lucros da Birkenstock, o primeiro perfume da Balmain e muito mais
    Georgina Rodriguez desfila com camisa de CR7 em Paris
    Emma Watson, Solange Knowles, Bruna Marquezine e mais: as celebridades na Milão Fashion Week
    Beyoncé assiste sobrinho desfilar na NYFW
    Taylor Swift, Miley Cyrus, Lana Del Rey, Doja Cat e mais looks do Grammy 2024
    Quem é Gabb? Conversamos com o criador que é o novo hit do fashion Tiktok
    Beyoncé posta novas fotos na Bahia
    Jennie, do Blackpink lança sua marca solo AO Odd Atelier
    Beyoncé usa look de 17 mil da Patbo para desembarcar em Salvador