FFW
newsletter
RECEBA NOSSO CONTEÚDO DIRETO NO SEU EMAIL

    Não, obrigado
    Aceitando você concorda com os termos de uso e nossa política de privacidade
    Banda UÓ
    Banda UÓ
    POR Augusto Mariotti

    Por Tino Monetti, em colaboração para o FFW

    ©ModismoNet

    Haus of UÓ: From Pamonhaland To The World. A apodítica declaração que abre o site da Banda UÓ pode ajudar a explicar o espírito divertido do trio, que mescla hits internacionais com batidas do tecnobrega e letras sarcásticas, divertidas e sinceras. Surgida em 2010 – em um momento que o electrobrega ainda não abria novela na Globo e ninguém falava de Gaby Amarantos – a Banda UÓ teve rápida ascensão no mundo da música alternativa, ganhando destaque inclusive em meios de comunicação internacionais.

    A faixa “Shake de Amor”, baseada na canção da menina prodígio Willow Smith, transforma a produção em uma canção forte sobre vingança, coração partido e desejo de violência contra o ser (ex) amado. Outro hit, por exemplo, a divertida “O Gosto Amargo do Perfume”, é um cover animado do Two Door Cinema Club, com videoclipe daqueles “tem que ver”, que inclusive ganhou prêmio no VMB 2011 na categoria Melhor Webclipe. Entre outras versões para o electrobrega, estão músicas de Foreigner, Rihanna e Katy Perry.

    A seguir, em entrevista exclusiva para o FFW, o trio formado pelos goianos Davi Sabbag, Candy Mel e Mateus Carrilho fala sobre o início do grupo, moda, internet, mercado internacional e futuro, além de detalhes sobre o novo álbum, que contará com a participação de Preta Gil e cujo lançamento deve ocorrer no próximo semestre.

    Como nasceu a ideia da banda? Como foi a escolha do electrobrega/tecnobrega como identidade musical de vocês?

    A ideia surgiu como uma brincadeira dessas de amigos que sempre estão criando algo o tempo todo. Em uma das festas que era voltada para a música brega, decidimos montar uma banda fictícia só pra divulgar o evento e fizemos um pocket-show que fez bastante sucesso. Daí vimos que a ideia podia ir muito longe e virar um sucesso. A ideia musical surgiu por causa do DJ Cremoso, que colocava batidas de tecnobrega em grandes hits internacionais.

    Hoje, qual a linha que separa o que é brega e o que é cult? 

    Ela não existe porque o brega também é cult. Essa divisão é mais pela questão do pobre e do rico, da classe A e da classe C. Cada um com sua inteligência e sua arte. A diferença é que hoje as pessoas conseguiram dar valor a cultura da periferia. O que vem do povão tem a mesma magnitude da música clássica, só que de maneiras diferentes.

    Assim como sua música mescla elementos, o mesmo acontece com o figurino. Como vocês enxergam a moda e o estilo da Banda UÓ? Quem são seus ícones fashion?

    Nós não somos fashionistas porque não estudamos sobre moda ou tampouco entendemos sobre o assunto. Nós usamos a moda a nosso favor, gostamos dela, mas de maneira prática e simples. Usamos o que temos vontade, o que achamos bonito ou diferente. Temos nossos estilistas e marcas preferidas, mas somos desprendidos disso. Adoramos brechós e velharias. A Banda UÓ tem muito dos anos 80 e 90. As influências vão das jaquetas de Joey Ramone passando pelo gingado de Beto Jamaica com os cabelos de Clara Nunes e terminando nas ombreias da Xuxa.

    Até que ponto a internet contribuiu para o sucesso de vocês? Qual a importância da rede para um novo artista na atualidade?

    Ela contribuiu em tudo. A internet hoje é a principal arma para o novo artista que quer mostrar seu trabalho e vendê-lo de maneira fácil e barata. Nós fizemos isso, apostamos e chegamos onde estamos. Se seu trabalho for bom e criativo, alguém vai acabar notando.

    O que vocês gostam de ouvir? 

    Nunca pergunte para um jovem deste século os nomes definidos do que ele está escutando. É muito complexo, vivemos na era da diversidade. A música que nós escutamos vai para todos os rumos, estilos e décadas. Os roqueiros aprenderam a apreciar samba e todos nós achamos a Beyoncé demais. Escutar todo tipo de música é possível, seja pra fazer coreografia na noite, pra chorar ou pra um churrasco no domingo. Cada música é uma situação e os ídolos não cabem nesta resposta.

    ©Divulgação

    O que vocês gostariam de experimentar musicalmente daqui para a frente? Existem outros projetos paralelos para a banda, ou para Mateus, Mel e Davi?

    A Banda UÓ vem mais pop e menos regional no primeiro CD, que percorre por mais ou menos tudo que gostamos e aprendemos ao longo da nossa infância até a juventude. Gostamos bastante do trabalho com o brega porque é muito livre e se não fosse tão fácil para os três, já teríamos cometidos muitas gafes. Haverá muito tempo de carreira ainda e no futuro queremos sim buscar outros projetos. Davi vai lançar um CD todo instrumental, Mel vai ser cantora gospel, e eu quero um projeto bem deprê (risos).

    Vocês pensam em invadir o mercado internacional?

    Queremos ir para o exterior só pelo fato das viagens, queremos rodar o mundo todo, mas precisamos ficar no Brasil ainda, pois é aqui que vamos ficar ricos e comprar várias casas e carros.

    Quais são os projetos futuros da Banda UÓ? 

    O nosso CD está ficando demais, é bem animado e fácil de absorver. Não queremos passar nada além de fazer todos se divertirem muito com músicas gostosas e cheias de histórias e personagens. Queremos fazer vídeos cada vez mais legais e nunca perder esse espírito da diversão.

    – Assista abaixo ao clipes “O Gosto Amargo do Perfume” e “Shake de Amor”:

    Não deixe de ver
    Madonna confirma show gratuito no Rio de Janeiro, na praia de Copacabana
    Jennie, do Blackpink, na nova campanha da Chanel, o aumento dos lucros da Birkenstock, o primeiro perfume da Balmain e muito mais
    Georgina Rodriguez desfila com camisa de CR7 em Paris
    Emma Watson, Solange Knowles, Bruna Marquezine e mais: as celebridades na Milão Fashion Week
    Beyoncé assiste sobrinho desfilar na NYFW
    Taylor Swift, Miley Cyrus, Lana Del Rey, Doja Cat e mais looks do Grammy 2024
    Quem é Gabb? Conversamos com o criador que é o novo hit do fashion Tiktok
    Beyoncé posta novas fotos na Bahia
    Jennie, do Blackpink lança sua marca solo AO Odd Atelier
    Beyoncé usa look de 17 mil da Patbo para desembarcar em Salvador