17.08.2018 / Cultura pop / por

Escolhemos três documentários sobre a cena rave e clubber dos anos 90; assista aqui

Print do filme Madchester / Reprodução
Print do filme Madchester / Reprodução

Madchester

Tem mais de 20 anos, mas muita gente ainda se lembra do que aconteceu em Manchester a partir do final dos anos 80. Esse documentário foi feito nessa época e olha especificamente para o que ficou conhecido por Madchester, uma cena musical que se desenvolveu na cidade e que ficou popular nos anos 90 com bandas como Happy Mondays, New Order, The Stone Roses e 808 State. O clube Haçienda, um marco da cultura rave/club/pop dos anos 90, também aparece em toda sua loucura musical e lisérgica. O doc mostra desde as festas ilegais que aconteciam no galpão que depois foi comprado pela Factory Records em 1982 e transformado no The Haçienda. Aliás, para quem gosta dessa época, tem o livro do Peter Hook (new Order): The Haçienda – How Not To Run A Club.

The Summer of Rave 1989

Doc produzido pela BBC, com direção de Anna Davies, que mostra o surgimento da cultura rave no Reino Unido durante o verão de 1989, uma longa e contagiante festa, do início ao fim.

The Chemical Generation

Produzido pelo canal britânico Channel 4, este doc é apresentado por Boy George, pop star dos anos 80 e que viu a cena clubber nascer. Ele olha para a história da acid house e do começo das raves, mergulha nas mudanças sociais que essa nova cultura fez surgir. Tem entrevistas com pessoas chave da época, como os DJs Paul Oakenfold, CJ Mackintosh e Danny Rampling e ainda o escritor Irvine Welsh e Tony Wilson, fundador de um dos clubes mais icônicos do anos anos 90, o Haçienda, em Manchester.


Relacionadas


Veja Também