FFW
newsletter
RECEBA NOSSO CONTEÚDO DIRETO NO SEU EMAIL

    Não, obrigado
    Aceitando você concorda com os termos de uso e nossa política de privacidade
    “Stardust”
    “Stardust”
    POR Camila Yahn

    Figurinos da Amapô para o espetáculo Stardust ©Haroldo Saboia/Divulgação

    Nos dias 15, 16, 17 e 18 de novembro acontecem em São Paulo novas sessões de “Stardust“, uma homenagem ao ídolo pop David Bowie, do grupo Silenciosas + GT’aime com figurino assinado pelas estilistas Carolina Gold e Pitty Taliani, da Amapô. O espetáculo de dança é dirigido pelo coreógrafo e dançarino Diogo Granato, vencedor de vários prêmios da APCA (Associação Paulista de Críticos de Arte) e integrante do grupo “Le Parkour Brasil” – atividade cujo princípio é mover-se de um ponto a outro o mais rápido e eficientemente possível superando os obstáculos do ambiente circundante –, o que traz sempre novas técnicas e movimentos às suas coreografias.

    O show foi batizado com o nome do personagem mais conhecido de David Bowie, Ziggy Stardust, símbolo da geração glam rock, que completou este ano 40 anos do lançamento do álbum que o imortalizou – “The Rise and Fall of Ziggy Stardust and the Spiders from Mars”. O personagem, criado e interpretado pelo cantor inglês, é um alienígena que vem à Terra com o intuito de passar uma mensagem de esperança ao planeta, que iria acabar devido à falta de recursos naturais, nos cinco anos seguintes. Ziggy “morreu” em 3 de julho de 1973 em um show em Londres, mas continuou servindo como referência e inspiração às gerações vindouras.

    David Bowie como Ziggy Stardust ©Reprodução

    Stardust, o espetáculo, cuja trilha sonora é composta por músicas do próprio Bowie, inspira-se nesta fase da sua carreira, quando os seus shows teatrais e impactantes conquistavam multidões e marcavam um período importante na história do rock. O cenário altamente tecnológico criado pelo VJ, animador e programador Jacques Kaufmann interage com a movimentação dos dançarinos com a ajuda de projeções, e foi criado com o objetivo de reproduzir efeitos visuais utilizados por David Bowie em seus shows e clipes. Os looks que os personagens usam em palco, também inspirados no alterego criado por Bowie nos anos 70, são da autoria de Carolina Gold e Pitty Taliani, estilistas da Amapô – à época da estreia em agosto de 2012, Carolina conversou com o FFW sobre o convite que recebeu de um amigo de infância e sobre os seis looks que desenvolveu exclusivamente para o espetáculo. Confira abaixo a entrevista:

    Como surgiu o convite para participarem do projeto?

    Eu conheço o Diogo [Granato] desde adolescente, da escola. Conheço muito bem o trabalho dele, inclusive eu já fui bailarina! Admiro muito o seu trabalho por ser um mix de várias técnicas. Através do Facebook, ele viu umas fotos que eu e a Pitty colocamos de uns catsuits que fizemos para nós mesmas, para pular Carnaval. Na época, ele estava montando o espetáculo ainda, mas me ligou convidando a gente para fazer o figurino, e eu respondi logo que sim!

    Como foi o processo?

    Fizemos tudo do zero. Ele me ligou acho que faz um ano ou mais! A gente só começou a fazer mesmo as roupas há uns dois meses, mas durante todo o processo, pesquisamos muito, desenhamos, mostramos inclusive às pessoas do SESC Belenzinho [onde aconteceu a estreia do espetáculo] para aprovação. É a primeira vez que estamos fazendo um show completo e é muito gostoso. São seis looks, e a sensação é de desfile, mas sem a preocupação comercial, é tudo muito artístico, muito livre.

    Figurino da Amapô ©Haroldo Saboia/Divulgação

    Você fizeram testes com os bailarinos?

    A gente vai fazendo e vamos testando. Como eu tenho experiência de dança, acabo sabendo se funciona e testando muitas vezes. Claro que os bailarinos experimentaram tudo, mas no final pouca coisa foi mudada.

    E a relação de vocês com o David Bowie?

    Para ser sincera, eu gosto, mas não sou super fã. Admiro muito o trabalho dele e reconheço a sua importância para o mundo da música, mas confesso que a Pitty é muito mais fã que eu! Aliás, os catsuits dela eram bem mais inspirados no David Bowie.

    Será que próxima coleção da Amapô vai ter reflexos deste projeto?

    A próxima coleção da Amapô está muito longe ainda, nem sei o que vai ser! (risos)

    Figurino da Amapô ©Haroldo Saboia/Divulgação


    Stardust @ Galeria Olido
    Quinta (15/11), sexta (16/11) e sábado (17/11): 20h
    Domingo (18/11): 19h
    Sala Paissandu – Galeria Olido
    Av. São João, 473 – Centro – São Paulo – SP (próximo ao Metrô República)
    (11) 3331-8399 / 3397-0171

    Evento gratuito; ingressos distribuídos com uma hora de antecedência (137 lugares)

    Stardust foi realizado com o apoio do Governo do Estado de São Paulo (Secretaria da Cultura, Programa de Incentivo ao Teatro e à Dança Paulista 2010), por meio da Lei de Incentivo à Cultura, do Ministério da Cultura, e conta ainda com patrocínio da Sabesp.

    Não deixe de ver
    Beyoncé recebe prêmio de inovadora no I Heart Radio Awards 2024
    Madonna confirma show gratuito no Rio de Janeiro, na praia de Copacabana
    Jennie, do Blackpink, na nova campanha da Chanel, o aumento dos lucros da Birkenstock, o primeiro perfume da Balmain e muito mais
    Georgina Rodriguez desfila com camisa de CR7 em Paris
    Emma Watson, Solange Knowles, Bruna Marquezine e mais: as celebridades na Milão Fashion Week
    Beyoncé assiste sobrinho desfilar na NYFW
    Taylor Swift, Miley Cyrus, Lana Del Rey, Doja Cat e mais looks do Grammy 2024
    Quem é Gabb? Conversamos com o criador que é o novo hit do fashion Tiktok
    Beyoncé posta novas fotos na Bahia
    Jennie, do Blackpink lança sua marca solo AO Odd Atelier