Quem seria capaz de agradar ao mesmo tempo a cantora M.I.A, o DJ Diplo, o jornal britânico “The Guardian” e outros 3 milhões de pessoas?
A resposta vem da África do Sul: o grupo de hip-hop Die Antwoord (expressão do idioma Africâner, significa “a resposta”).
Formada pelos integrantes Ninja, MC Yo-Landi’s e DJ Hi-Tek (além de outros MCs ocasionais), a banda foi o primeiro grande viral de internet de 2010, ganhando cerca de 1.000 fãs adicionais no Facebook diariamente, acumulando 100 mil audições no Myspace e 3 milhões de visitantes no seu site oficial em apenas uma semana – o suficiente para derrubar o servidor onde estava hospedado.
Nos vídeos de “Enter The Ninja” e “Zef Side” o que se vê é uma estética esquizofrênica e hipster, um pouco retrô, mas pontuada por poluição visual e ironia. Se isso pode causar aflição aos olhos e ouvidos mais sensíveis, vai agradar ao internauta mais jovem.
Assista:
Ninja na verdade é Watkin Tudor Jones, um rapper veterano formado em Artes Plásticas. Ao longo da carrreira, ele já atendeu por diversos nomes, personalidades e bandas, o que lhe rendeu o apelido de “Eminem sul africano”. A mais conhecida dessas personalidades era Max Normal, que dava nome ao MNTV, seu grupo de hip-hop multimídia que se destacava pelo originalidade das performances e do estilo.
E enquanto o lema da banda é “dar ao mundo algumas respostas”, ninguém sabe ainda quais são as perguntas que eles querem responder. A repentina atenção da imprensa pela banda levantou suspeitas: seria o viral na verdade uma jogada de marketing da sua gravadora, empresário, ou até mesmo dos próprios integrantes do grupo?
Verdadeiro ou falso, o Die Antwoord começa 2010 como a banda de rap mais original feita por um branco desde o The Streets; e a mais famosa desde o Eminem. Nada mau.
+ Site oficial: dieantwoord.com
+ Myspace: myspace.com/dieantwoord
+ Página no Facebook: facebook.com/DieAntwoord
+ Perfil no Twitter: twitter.com/dieantwoord